//Projeto Nacional de Enoturismo vai ser apresentado

Projeto Nacional de Enoturismo vai ser apresentado

Ação de Benchmarketing de Enoturismo e Rede de Museus do Vinho também são notícia, no âmbito da atividade da AMPV.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) vai apresentar publicamente o projecto Nacional do Enoturismo no próximo dia 6 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) em Lisboa. Trata-se de uma iniciativa que surge no seguimento do esforço de valorização do Enoturismo que a AMPV tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

O referido projeto foi aprovado na reunião do Conselho Diretivo desta associação que representa já mais de 80 municípios, que decorreu em Fernando Pó (Palmela) na qual foi igualmente aprovado o Regulamento da Cidade do Vinho 2020 cujas candidaturas deverão ser apresentadas até 21 de Junho.

Ação de Benchmarking

Nos próximos dias 30 e 31 de janeiro a AMPV promove uma ação de Benchmarking de Enoturismo a decorrer na Península de Setúbal. As Inscrições, com limite de participantes, devem ser feitas na Rota de Vinhos da Península de Setúbal
O programa desta iniciativa inclui visitas à Quinta do Piloto e Casa Ermelinda Freitas em Palmela, Malo Wines e Casa Museu José Maria da Fonseca em Azeitão, Herdade do Canal Caveira e A Serenada – Enoturismo, em Grândola.

Rede dos Museus do Vinho

No passado dia 11 de Janeiro realizou-se a Assembleia da Rede dos Museus do Vinho de Portugal, tendo sido eleito o Grupo Coordenador da Rede que é agora presidido pelo Museu do Douro e tem como vogais o Museu Nacional do Vinho em Alcobaça, Museu da Bairrada, Anadia, Museu de Bucelas, Loures, Museu do Vinho Verde Alvarinho, Monção, Museu do Vinho do Cartaxo, Centro de Interpretação do Vinho Verde, Ponte Lima, Museu do Vinho do Pico, Município de Lagoa e AMPV.

Foi decidido convocar a primeira reunião para a aprovação do Plano de Actividades para 2019 para o dia 8 de Março no Museu do Douro.

Foi ainda aprovado realizar uma visita no âmbito da Rede dos Museus do Vinho aos Açores ao Museu do Vinho dos Biscoitos na Terceira e ao Museu do Vinho do Pico de 10 a 15 de Abril.