//Primeiros frutos secos da época em Alcácer do Sal

Primeiros frutos secos da época em Alcácer do Sal

A ‘Feira Nova de Outubro 2018’ promete três dias de festa com tasquinhas e produtos regionais com destaque para as pinhoadas.

No ano em que o município celebra o seu 800º aniversário, “efeméride que proporciona uma nova perspetiva da importância da preservação das tradições enquanto parte indissociável da identidade cultural da comunidade”, como se refere em nota de imprensa, Alcácer do Sal prepara-se para cumprir a tradição e receber mais uma edição da Feira Nova de Outubro.

Será a 5, 6 e 7 de outubro e promete três dias de festa, sabores diversificados e muita diversão.

Na tenda das tasquinhas, há uma variada oferta de petiscos alentejanos (outros nem tanto, ou nada) e vinhos, com destaque para a produção da Herdade da Barrosinha que começa a impor-se a nível regional e nacional. Enquanto se ‘come e bebe’ pode assistir-se a espetáculos.

Mas esta é também a oportunidade para adquirir os primeiros frutos secos da época, desde nozes e castanhas a figos secos e amêndoas, aproveitando ainda a oportunidade para comprar outros géneros alimentares, entre eles variedades de maçãs aqui chamadas de peros pela sua forma alongada, azeitonas, batatas-doces, rebuçados, bolinhos de amêndoa, queijos e produtos de charcutaria.

Mas quem está em Alcácer do Sal, município do distrito de Setúbal que é também uma das portas de entrada no Alentejo, não pode deixar de saborear (e levar) as tradicionais pinhoadas, confecionadas à base de pinhões e mel, ou açúcar. Encontram-se, normalmente, em placas em forma de losango, de cor castanha e onde sobressaem os pinhões. É apresentada envolvida em papel grosso branco, com dois losangos por cada dobra de papel.

Outros motivos de interesse são, a feira franca, com vestuário, calçado, artesanato, quinquilharias, malas, utilitários domésticos e brinquedos e a programação musical.