//Presunto alentejano, Pastel de Bolota, Gin, vinhos de Pinhel e muito mais…
Feira do Porco Alentejano

Presunto alentejano, Pastel de Bolota, Gin, vinhos de Pinhel e muito mais…

A ‘Feira do Porco Alentejano’ em Ourique regressou com novidades, após ausência forçada pela pandemia.

No segundo dia da ‘Feira do Porco Alentejano’, que decorreu em Ourique entre 25 e 27 de março, o município promoveu um encontro/almoço para apresentar algumas das novidades que fazem parte da estratégia de promoção deste território, agora iniciada.

Apesar de apenas daqui a dois ou três anos se prever a apresentação do primeiro vinho produzido neste concelho, foi comunicada a adesão de Ourique à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) com “o propósito de integrar a dinâmica desta associação junto dos mais de uma centena de municípios seus associados”. A recente presença de Ourique em ‘Pinhel-Cidade do Vinho 2020/22’ – distinção atribuída pela AMPV – e a presença daquele município da Beira Interior na Feira do Porco Alentejano são exemplos dessa decisão.

A iniciativa que decorreu em ‘Ourique-Capital do Porco Alentejano’ contou com mais de seis dezenas de participantes entre jornalistas e outros convidados e teve início no Miradouro de Ourique, um local privilegiado para contemplar a vila e a paisagem circundante, onde a Destilaria Black Pig deu a provar o seu Gin Black Pig Costa Alentejana, de sabor cítrico, onde sobressaem a frescura do limão alentejano e a fragrância aromática selvagem do zimbro das dunas.

Gin Black Pig na Feira do Porco Alentejano

Já nas instalações do Centro de Convívio de Ourique continuou a reunião do mundo do vinho e da gastronomia em torno dos sabores e saberes regionais, com Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique a expressar a sua alegria pelo regresso da ‘Feira do Porco Alentejano’, destacando ainda a importância deste evento considerando-o mesmo “a expressão maior da fileira do porco alentejano” e “uma afirmação do nosso mundo rural.”

Sobre a adesão à AMPV, explicou que o município “ainda não tem produção de vinho, mas há quem esteja a trabalhar nisso e integrar esta rede em defesa do mundo rural é absolutamente decisivo para posicionar os territórios.”

Rui Ventura, presidente da Câmara Municipal de Pinhel manifestou a sua alegria pela forma como “decorreu esta parceria entre dois municípios que defendem os valores da ruralidade e da interioridade” e Luis Encarnação, presidente da Câmara algarvia de Lagoa, assinalou a entrada do município alentejano na AMPV, a que atualmente preside e convidou a ‘Capital do Porco Alentejano’ a estar presente na FATACIL, certame de grande impacto que regressará em agosto para, no âmbito da sua estratégia, promover harmonizações do presunto alentejano, com os vinhos do concelho de Lagoa onde se realizará o evento que agora regressa.

Feira do Porco Alentejano

Antes da refeição principal, Pedro Camacho, vice-presidente do município ouriquense fez uma breve introdução sobre o Porco Alentejano DOP, repetindo-se a prova e harmonização entre o presunto alentejano e os vinhos de Pinhel que acontecera um mês antes na Feira das Tradições, em terras pinhelenses.

                        Feira do porco alentejano

E como a boa música é a companheira ideal da boa comida e bebida, Carlos Alberto Moniz, um dos convidados presentes, interpretou o tema dedicado ao Alentejo, que integra o disco ‘O Vinho dos Poetas’ com música e poemas de homenagem às várias regiões vitivinícolas de Portugal.

Feira do Porco Alentejano

O almoço, especialmente confecionado para a ocasião pelo chef Ricardo Luz, um ouriquense eleito Chefe cozinheiro do ano em 2019, apresentou de entrada Papas de Milho com pezinhos de coentrada, seguido de Cachaço com cogumelos, batatas e grelos de couve numa deliciosa composição moderna mas com absoluto respeito pelos ingredientes regionais. Estas iguarias foram harmonizadas com os vinhos Vidigueira Antão Vaz DOC e Vidigueira Tinto DOC (referência que acompanhou o segundo prato) apresentados na ocasião pela Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Feira do Porco Alentejano                                              Feira do Porco Alentejano almoço

À sobremesa, foi apresentado o ‘Pastel de Bolota de Ourique’, criado a convite da autarquia pelo confeiteiro Nuno Gil da confeitaria S. Julião em Palmela, destacando de entre os ingredientes deste doce “a farinha de bolota, a gila (chila) e zesto (raspa) de laranja, um fruto muito abundante no Alentejo e que em Ourique está presente nas laranjeiras que ladeiam a Avenida em direção ao edifício da Câmara Municipal.

pastel de bolota

A receita do ‘Pastel de Bolota de Ourique’ será agora disponibilizada a unidades comerciais daquele território que pretendam produzir e/ou comercializar o produto, estabelecendo-se um acordo com a autarquia, no sentido de ser respeitada a receita original.

Marta Brescianini