//Prémios Nacionais

Prémios Nacionais

Em Santarém, destaques para Manjericão, Licor de Figo Seco e Chícharo de Alvaiázere

Os Premiados dos Concursos Nacionais de Leguminosas, Ervas Aromáticas e Licores que se realizaram em fevereiro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, já são conhecidos.

A distinção “Melhor dos Melhores” foi obtida pelo “Manjericão” produzido pela empresa Aromáticas Vivas de Viana do Castelo no 7º Concurso Nacional de Ervas Aromáticas Tradicionais Portuguesas.

Prémio semelhante registou o “Licor de Figo Seco” produzido por Natália Maria Oliveira das Neves Filipe – Licores Artesanais Segredos da Tradição, de Torres Novas, que conquistou o “Melhor dos Melhores” no 9º Concurso Nacional de Licores Tradicionais.

Já o Chícharo de Alvaiázere produzido por LDCA – Produção e Comércio de Licores, Lda, de Alvaiázere conseguiu a “Medalha de Ouro” no 1º Concurso Nacional de Leguminosas Tradicionais Portuguesas.

As listas completas de premiados estão disponíveis em http://concursosnacionais.pt/premiados/

Estas iniciativas, que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Com a realização destas atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretendeu premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.