Prémios ‘Grandes Escolhas’ no vinho e na gastronomia
Revista Grandes Escolhas, reuniu cerca de 1000 pessoas para entrega dos ‘Troféus Grandes Escolhas’ e revelação do ‘Top 30 Grandes Escolhas’.
No dia 15 de fevereiro no Centro de Alto Rendimento de Anadia (Velódromo Nacional), em plena Região Demarcada da Bairrada foram revelados os resultados do trabalho efetuado ao longo de 2018, durante o qual redatores e provadores da revista Grandes Escolhas percorreram Portugal de lés-a-lés, no âmbito de um roteiro vínico que se estendeu pelas ilhas atlânticas.
– Começando pelos ‘Troféus Grandes Escolhas’, o prémio ‘Senhor do Vinho’ foi entregue a Paul Symington. A Symington Family Estates foi eleita ’Empresa Vinhos Generosos’.
– O ’Prémio David Lopes Ramos’ foi atribuido à dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues, do restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada.
– O produtor e enólogo António Maçanita arrecadou o prémio ‘Singularidade’.
– O troféu ’Enólogo’ foi repartido, este ano, por Celso Pereira e Jorge Alves, pelo trabalho individual em diferentes produtores e no âmbito do projeto Quanta Terra partilhado pelos dois.
– O galardão ‘Enólogo Vinhos Generosos’ foi para António Agrellos, pelos Porto Vintage e Tawny da Quinta do Noval.
– O prémio ‘Viticultura’ foi atribuído à Quinta do Crasto, propriedade duriense da família Roquette.
– O prémio ‘Produtor Revelação’ foi para Miguel Queimado, mentor do projeto MQ Vinhos, produzidos na Quinta do Mato, propriedade da família desde 1683.
– O galardão de ‘Produtor’ foi para o Monte da Ravasqueira, o projeto vitivinícola da família Mello em Arraiolos, no Alentejo.
– O troféu ‘Cooperativa’ foi atribuído à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, nos Açores, devido à crescente qualidade e identidade dos vinhos ali produzidos.
– Na categoria ‘Organização’ o prémio foi para a associação de produtores ‘Baga Friends’, cujo objetivo consiste em promover a casta rainha da Bairrada.
– As Casas do Côro, em Marialva, ganham na categoria de ‘Enoturismo’, pelo seu forte impacto na área do turismo e, consequentemente, do vinho.
– A Garrafeira 5 Estrelas, em Aveiro, ganhou o prémio ‘Garrafeira’,
– O Club del Gourmet do El Corte Inglés de Lisboa recebeu o galardão de ‘Loja Gourmet’.
– E é na aldeia de Quintadona, no concelho de Penafiel, que está a Casa da Viúva, a vencedora do prémio ‘Wine Bar’.
– O restaurante Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, destacou-se na categoria de ‘Restaurante’, graças ao estilo depurado da cozinha do chef João Rodrigues.
– A escolha do ‘Restaurante Cozinha Tradicional’ foi para a Taberna Ó Balcão, do chef Rodrigo Castelo, em plena cidade de Santarém;
– Na categoria ‘Restaurante Cozinha do Mundo’ – a novidade desta edição – o prémio foi para o espaço de restauração dedicado à cozinha chinesa, o The Old House, no Parque das Nações.
– Ainda dentro da esfera da restauração, mas já na categoria de ‘Sommelier’, é de enaltecer o trabalho de Ivo Peralta, o escanção do Epur, a cozinha do chef Vincent Farges, no Chiado, em Lisboa.
O ’Top 30 Grandes Escolhas’, outro dos momentos mais aguardados desta noite de gala, reúne os melhores entre os melhores em cada região e categoria. Nesta lista estão um espumante de Trás-os-Montes, três referências vínicas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, dois dos quais da sub-região de Monção e Melgaço. Há, ainda, seis vinhos do Douro – cinco tintos e um branco –; quatro tintos do Dão; dois tintos e um branco da Bairrada; um do Tejo; um da Península de Setúbal; quatro tintos e um branco do Alentejo. Nos generosos constam quatro vinhos do Porto, da categoria Vintage, um vinho Moscatel e um vinho Madeira.
Saiba tudo em: https://grandesescolhas.com/trofeus-grandes-escolhas/https://grandesescolhas.com/trofeus-grandes-escolhas/https://grandesescolhas.com/trofeus-grandes-escolhas/
You must be logged in to post a comment.