Desta vez foi a nova imagem dos azeites a merecer prémios em Los Angeles e Madrid.
Os azeites portugueses e do Alentejo já conquistaram muitos prémios pela qualidade. Mas agora foi a nova imagem dos azeites da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos a conquistar prémios em dois dos mais conceituados concursos internacionais de azeite virgem extra.
O júri da Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition, a quinta maior competição do mundo, atribuiu uma Medalha de Prata à nova embalagem do Azeite de Moura DOP, na categoria arte/ilustração, que distingue o uso de uma ilustração original como elemento chave do design.
Já em Madrid, o Lote Seleção da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos mereceu uma Medalha de Bronze nos EVOOLEUM Packaging Awards 2020, na categoria de Melhor Design no Retalho. O júri da competição, organizada pelo Grupo Editorial Mercacei e pela Associação Espanhola dos Municípios do Azeite, destacou o formato divertido da garrafa, que “conserva, ao mesmo tempo, um toque elegante no rótulo graças à cor, impressão e tipografia usadas”.
Foi no final do ano passado que a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos apresentou uma nova identidade corporativa e um rebranding das suas marcas de azeite, com assinatura da agência de Rita Rivotti. A celebrar 65 anos de existência, a maior cooperativa de produção de azeite em Portugal, traçou como objetivo trazer contemporaneidade ao packaging dos seus reputados azeites, sem esquecer a sua origem e tradição. Os dois prémios de design agora conquistados trazem, assim, reconhecimento internacional à estratégia de mudança.
Sobre a Cooperativa Agrícola de Moura e Barracos
Fundada em 1954, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos é a maior cooperativa de produção de azeite em Portugal. Com 1300 sócios olivicultores e 50 trabalhadores, produz anualmente mais de 7000 toneladas de azeite destinados, sobretudo, ao mercado nacional. O Azeite de Moura foi o primeiro com Denominação de Origem Protegida em Portugal.