Ministro da Agricultura, presente na cerimónia de entrega dos Prémios Prestígio, em Santarém.
O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, marca presença nas comemorações do 12º aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), no dia 13 de junho, a partir das 18h00, com homenagem a título póstumo ao Eng.º João Carvalho Ghira e com entrega dos Prémios Prestígio a Rui Nabeiro, ACIBEV, Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas e Rota de Vinhos da Península de Setúbal — na Casa dos Territórios Vinhateiros, na Feira Nacional da Agricultura a decorrer em Santarém.
Neste dia dedicado às Cidades do Vinho — e no ano em que o projeto “Cidades do Vinho” da AMPV completa 10 anos —, a AMPV assina também o Protocolo das Cidades do Vinho e entrega placas comemorativas como forma de distinguir e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas 10 cidades portuguesas que já receberam este título: Palmela, Beja, Viana do Castelo, Vidigueira, Barcelos, Reguengos de Monsaraz, Lagoa, Madalena do Pico, Torres Vedras/Alenquer e Peso da Régua.
PRÉMIOS PRESTÍGIO
Os Prémios Prestígio 2018 distinguem a Personalidade do Ano, a Entidade do Ano, o Prémio Museu do Vinho e o Prémio Enoturismo.
A AMPV entrega o prémio Personalidade do Ano a Manuel Rui Azinhais Nabeiro, como forma de homenagear o fundador da Delta Cafés, no ano em que comemorou 88 anos. Homem ligado ao Poder Local, ex-presidente de Câmara de Campo Maior e agora também ligado ao setor do vinho, com o projeto da Adega Mayor.
A ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal irá ser distinguida como Entidade do Ano. A ACIBEV é uma associação empresarial, criada em janeiro de 1975, que representa uma parte significativa do volume de negócios do setor – produção, distribuição e comércio de vinhos e bebidas espirituosas, bem como vinagres e destilação de produtos vínicos. A ACIBEV é uma parceira da AMPV e ARVP no programa Wine in Moderation.
O Prémio Museu do Vinho irá ser entregue ao Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, que é um dos núcleos museográficos que integra o Museu Municipal de Loures. Encontra-se instalado num edifício do final do séc. XIX, que foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, a família Camillo Alves. Dedica-se ao estudo da atividade vitivinícola, tão característica desta região demarcada, apostando na promoção do território e na divulgação da Capital do Arinto e da história local, com especial ênfase para os usos e costumes relacionados com o ciclo do vinho.
A Rota de Vinhos da Península de Setúbal será distinguida com o Prémio Enoturismo. Com o objetivo de promover o enoturismo e valorizar os vinhos de Indicação Geográfica Península de Setúbal e denominação de Origem Palmela e Setúbal, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal abrange os concelhos de Palmela, Setúbal, Montijo e Alcácer do Sal e integra as adegas em roteiros únicos de descoberta das vinhas e dos vinhos.
Homenagem Nacional, a título póstumo, a João Carvalho Ghira
O engenheiro agrónomo João Carvalho Ghira faleceu no início deste ano. Do seu percurso profissional destacam-se os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Lisboa. Prestou assessoria técnica em diversos gabinetes de membros do Governo e desempenhou os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e da CVR de Lisboa. Entre as suas obras editadas, destaca-se “Vinhos da Estremadura”, da coleção enciclopédia dos vinhos de Portugal. É considerado “um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa do vinho português”.
You must be logged in to post a comment.