//Pregado da Praia com grelos à vista

Pregado da Praia com grelos à vista

Na ‘Feira dos Grelos’ há ‘Ginabo’, ‘Pregado da Praia com grelos à vista’ e ‘Gelado de Nabo’, entre outras opções.

Na freguesia de Carapelhos (concelho de Mira) a esmagadora maioria da população vive da plantação de grelos de nabo que abastecem os principais mercados nacionais e ainda dão para exportar. E foi aqui que nasceu, em 2000, a Confraria Nabos e Companhia.

E é esta confraria que promove, nos dias 17, 18 e 19 de maio a Feira dos Grelos que já vai na XV edição, com dois restaurantes onde serão servidas iguarias onde os grelos são, evidentemente, o principal acompanhamento. Mas em vez de se apresentarem escondidos, em ‘cama’ como agora é moderno, apresentam-se ‘à vista’, porque são bonitos e bons. Eis as propostas que em vez de estrelas, são anualmente premiadas com elogios.
Pregado da Praia (de Mira) com grelos à vista; punheta (de bacalhau) com grelos à vista; vaca caída com grelo no ar e galo ao grelo.

Para ‘abrir’ o apetite nada como um ‘Ginabo’, o primeiro gin no mundo feito com nabos. E para ‘fechar’, um delicioso ‘Gelado de nabo’.

E para mostrar que ali, os ‘nabos’ são inteligentes, toca de salvaguardar o futuro dos mais novos e passar uma mensagem ecológica, apelando aos visitantes/gastrónomos que contribuam para reduzir a utilização dos plásticos e adotar um conceito mais amigo do ambiente.

Não vai faltar animação e para começar da melhor forma, no primeiro dia (17) apresenta-se em palco ‘Augusto Canário & Amigos’ com as concertinas e as cantigas ao desafio e as desgarradas minhotas.

Casa dos Sabores

Será também uma excelente ocasião para conhecer a ‘Casa dos Sabores’ inaugurada no dia 1 de maio e que, como refere a Confraria: “tem como principais objetivos promover, divulgar e valorizar a cultura e a gastronomia do povo gandarês.

Durante a Feira dos Grelos a ‘Casa dos Sabores’ será utilizada como restaurante adicional ao já existente, procurando proporcionar uma experiência de degustação diferenciada, mantendo sempre os tradicionais sabores gandareses.

No seu interior encontram-se fornos preparados para produzir broa e outras iguarias. Na XV Feira dos Grelos os fornos da Confraria estarão a trabalhar durante todo o evento e serão utilizados nos workshops de pastelaria e de confeção de broa tradicional, dedicado aos mais novos.

Saiba mais na página de Facebook da Confraria Nabos e Companhia