//Prédios em Setúbal com nomes de marcas de vinhos

Prédios em Setúbal com nomes de marcas de vinhos

Amantes de vinho que passearem por Setúbal encontram prédios «baptizados» com nomes de vinhos.

Antes de continuar a ler, saiba o leitor que se trata de uma notícia verdadeira, mas com «malandrice». Uma «brincadeira de verão».

Na verdade, a Setúbal aqui referida fica na Zona Sul da cidade de Recife, no Brasil, onde uma construtora tinha como característica batizar os prédios que construía com nomes de vinhos.

O site daquela região www.poraqui.news conversou com o engenheiro Roberto Cacho Leite, antigo funcionário da empresa Conac, que fechou há 10 anos, para entender o motivo dessa escolha que virou marca da construtora.

“Quem não gosta de um bom vinho? Mas a escolha se deu como estratégia de marketing. Era preciso fazer algo para que se reconhecesse de cara que ali era uma obra Conac. Além de que nomes de vinhos davam um ar de refinamento aos prédios. Então a Conac acabou conhecida como ‘aquela dos prédios como nome de vinhos’”, relembra.

Essa escolha acabou criando curiosidade entre os antigos moradores que, a cada obra com placa da Conac, tentavam adivinhar qual seria o vinho da vez. Roberto conta ainda que os primeiros prédios da Conac receberam os nomes das filhas do casal de proprietários para só em seguida iniciarem a prática com nomes com Marjolet, Forestier, Barão de Lantier, entre tantos outros.

História

Mas que história cada vinho de cada prédio conta? Descobrimos algumas para contar aqui:

‘Baron de Lantier’ é de Garibaldi – Serras Gaúchas
Fabricante: Martini e Rossi
Primeira safra lançada em 1987 a partir de uvas Caberneet Sauvignon
Destaque entre os vinhos premiados em 1991

‘Forestier’ é, também, deGaribaldi – Serras Gaúchas
Fabricante: Maison Forrestier – casa brasileira de origem francesa
Sucesso nas décadas de 80 e 90 na versão branco e tinto

‘Marjolet’ é da região de Bento Gonçalves
Fabricante: Dreher
“Nascido” do primeiro envelhecimento de vinho em barril de carvalho no Brasil em 1972, elaborado a partir de uvas Cabernet Franc, Merlot e Gammay

A «Setúbal brasileira»

O bairro de Setúbal é uma subdivisão informal da área mais meridional do bairro de Boa Viagem, no município do Recife, capital do estado de Pernambuco.

Uma publicação de Recife define desta forma a «Setúbal brasileira»: