Azeite Virgem Extra dos ‘Manos Lince’ recebe Medalha de Prata em Berlim
O concelho de Alcácer do Sal está integrado no distrito de Setúbal e entre as suas quatro freguesias está a conhecida Comporta, associada a Troia. Gastronomicamente falando, neste município que é também uma das‘entradas’ no Alentejo, destaca-se o pinhão e por via dele as famosas pinhoadas e também as Queijadas do Torrão, entre outras iguarias. Mas agora há que acrescentar um novo produto: o azeite.
De acordo com nota de imprensa do município alcacerense: ”o Azeite Virgem Extra, dos ‘Manos Lince’, produzido naquele concelho, foi distinguido com Medalha de Prata no BGOOA – Berlin Olive Oil Awards 2020, concurso sinónimo de excelência e de rigoroso processo de avaliação de reconhecimento de qualidade na indústria de azeite, com alcance global.
Os vencedores foram anunciados no passado dia 20 de maio, constando entre os mesmos os ‘Manos Lince’, cujo Azeite Virgem Extra participou na modalidade de Qualidade e alcançou a distinção de Prata. Extraído a frio, este é um azeite de qualidade superior proveniente de azeitonas de cultura tradicional, obtido unicamente por processos mecânicos”.
Recorde-se que este foi um dos premiados entre azeites de todo o mundo nas edições de 2018 e 2019 do London Internacional Olive Oil Competition, na modalidade prémios de Qualidade, com a conquista de medalhas de Bronze em ambas as edições.
Sobre o Azeite ‘Manos Lince’
Inicialmente (a partir de 1980) o azeite era “dispensado às pessoas, não era vendido e nem tinha rótulo”, conta Francisco Lince, acrescentando que “como chamavam a mim e ao meu irmão manos Lince, quando pensámos em criar uma marca, foi este o nome escolhido”.
Desde 2008 que a marca está registada e atualmente o ‘outro’ mano dedica-se à produção de vinhos e é Francisco quem trata da qualidade do azeite que está já, também, a afirmar-se nos mercados externos.
Dos 150 mil litros de azeite que vende, cerca de 35% destina-se metade ao mercado brasileiro e a outra metade para países da Europa.
Refira-se, como curiosidade, que Francisco Viegas há mais de uma década que faz artigos cosméticos com azeite para uso pessoal, colocando-se por isso, a possibilidade de no futuro esta vir a ser uma nova vertente de negócio.
You must be logged in to post a comment.