//Praia da Vitória e o Vinho
praia da vitória

Praia da Vitória e o Vinho

As vinhas, as características curraletas e a arquitetura rural edificada resistiram inalteráveis aos vários cataclismos que têm assolado a principal zona vitícola da Terceira e uma das ‘melhores’ do Arquipélago Açoriano.

 

Concelho

Tem cerca de 162 km2 e mais de 21 mil habitantes. É limitado a sul e oeste pelo município de Angra do Heroísmo e pelo oceano Atlântico a norte e a leste.

 

Região

Na ilha Terceira, a DO e DOP dos Biscoitos, no concelho de Praia da Vitória, são uma referência na produção de vinhos de qualidade.

Segundo A. S. Sampaio, a freguesia dos Biscoitos, situada no concelho de Praia da Vitória, a noroeste da Ilha Terceira, assenta sobre pedra “lávica”, onde são visíveis algumas marcas da última erupção vulcânica, que teve lugar na ilha, no ano de 1761.

 

Vinho

A cultura da vinha chegou aos Açores com os primeiros povoadores, no século XV, no mesmo período que outras culturas, como a dos cereais.

O vinho tornou-se uma cultura de elevada importância, constituindo atualmente a terceira mais importante do arquipélago.

Este é o território ‘lávico’ onde a cultura da vinha se iniciou no Grupo Central do Arquipélago dos Açores, precisamente com a casta Verdelho.

As vinhas, as características curraletas e a arquitetura rural edificada desde o povoamento da ilha resistiram inalteráveis aos vários cataclismos que têm assolado a principal zona vitícola da Terceira e uma das melhores do Arquipélago.

No Museu do Vinho dos Biscoitos existe um importante espólio que testemunha e dá a conhecer melhor esta cultura.

Há muito que a qualidade e singularidade dos vinhos é conhecida. São elaborados a partir das castas tradicionais Arinto dos Açores, Terrantez do Pico e Verdelho.

 

Gastronomia

A Alcatra é um dos pratos de carne mais procurados, mas neste território à beira do Atlântico, o peixe fresco é abundante e dá origem a pratos excecionais.

 

Oferta Enoturística

Museu do Vinho dos Biscoitos

A 2 de fevereiro de 1990 foi inaugurado o Museu do Vinho dos Biscoitos.

Aqui se encontra um importante espólio de instrumentos antigos utilizados nos trabalhos da vinha e da vindima, bem como valiosos documentos referentes a esta cultura na ilha Terceira e nos Açores.

Este espaço museológico é também sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. A sua criação em 1993 teve como pressuposto a promoção e valorização do mais antigo e afamado vinho produzido nesta ilha.

 

Alagoa da Fajãzinha

Esta zona costeira encontra-se classificada como Reserva Natural dada a biodiversidade que encerra e à sua característica geológica, visto tratar-se de uma quebra por afundamento da placa rochosa circundante.

Esta fajã, situada numa zona conhecida por Biscoito de Agualva, é um local de grande interesse ambiental do ponto de vista da fauna e da flora, onde surge a protegida Erica azorica.

É também possível observar uma grande quantidade de espécies locais e outras migratórias.

Por este local passa o trilho pedestre das Baías do Norte e ainda se encontra o miradouro da Alagoa, que oferece uma panorâmica sobre toda a área envolvente a este local.

 

Feiras e Eventos

Praia Wine Festival

Festas da Praia

Feira de Gastronomia do Atlântico

Festas do Espírito Santo

Bodo

Carna

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

Imagem: Visit Portugal