//Portugueses continuam a comer carne e peixe

Portugueses continuam a comer carne e peixe

Quase 100% dos portugueses come carne e peixe, 92% consome carne várias vezes por semana e 25% comem carne todos os dias.

Estes valores incluem-se entre os resultados de um estudo realizado pela GFK, apresentado numa Conferência que assinalou o aniversário da IACA — Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais

Na componente do estudo que inquiriu sobre as atitudes face ao consumo, os dados revelam que a quase totalidade dos portugueses come carne e peixe (99,8%), que 92% consome carne várias vezes por semana e 25% dos portugueses come carne todos os dias.

O peixe, como seria de esperar, é consumido com menor frequência, mas é muito significativa a percentagem de 72% entre as respostas daqueles que dizem consumir peixe mais do que uma vez por semana. Já no que se refere ao leite, as respostas são mais ‘extremas’ já para uns é consumido todos os dias e para outros, não consumido de todo. Os ovos são tendencialmente consumidos entre 1 a 4 vezes por semana.

Este estudo revelou também, de acordo com a IACA, que 10% dos portugueses afirmam que já ponderaram ter uma alimentação exclusivamente vegetariana ou vegan e que, destes, 69% ponderaram fazê-lo por considerar que esta pode ser uma alimentação mais saudável.

Além disso, o estudo indica que “43% considera que a alimentação dos animais tem impacto na alimentação humana e 85% gostaria de ter mais informação sobre este tema”. Os resultados mostram também que 77% dos portugueses considera que a produção de alimentos para animais é uma atividade relevante para Portugal em termos socioeconómicos.

O estudo foi realizado pela GFK para a IACA com o objectivo de avaliar a percepção dos portugueses sobre o sector da alimentação animal e teve por base 1.012 entrevistas, num universo constituído por homens e mulheres, com idades superiores a 18 anos, residentes de Norte a Sul do País.