José Arruda, secretário-geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, foi eleito novo presidente da (agora) ‘AMETUR’.
Na Assembleia Geral da Aenotur, realizada em Torres Vedras na passada semana, José Arruda foi eleito presidente do organismo que passa agora a denominar-se AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, largando assim a sua atividade ao universo mundial do enoturismo.
José Arruda conta com um reconhecido percurso no associativismo relacionado com os territórios vinhateiros, nomeadamente como Secretário-geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho desde a sua fundação e um dos grandes impulsionadores da criação da ARVP – Associação das Rotas de Vinho de Portugal, entre outras iniciativas e cargos a nível nacional e internacional.
O português sucede à brasileira Ivane Favero que declarou ao ‘Jornal dos Sabores’: “Encerro meu mandato como Presidente da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur, esta importante entidade mundial, representando o Ibravin, a quem agradeço pela indicação, com um sentimento de gratidão e alegria. Realizamos muito, apesar das dificuldades financeiras e estruturais”.
Apesar das dificuldades referidas, Ivane Favero destaca entre as principais realizações do seu mandato: “ o 7º Congresso Latino Americano (Bento Gonçalves – RS – Brasil) e o 3º Congresso Europeu de Enoturismo (Torres Vedras – Portugal), muitas ações em nível nacional (Brasil), como a Audiência Pública na Câmara de Deputados e o apoio ao inovador projeto da Zona Franca da Uva e do Vinho. Além disso, idealizamos a nova marca da Aenotur e criamos um novo site e uma página no Facebook e Instagram. Também ampliamos o número de associados incluindo o Chile, Las Heras da Argentina, Jundiaí e São Roque de São Paulo (BR), Vale dos Vinhedos (Aprovale – RS – BR), Vinhos da Campanha (RS, BR), Campos de Cima da Serra (RS, BR), além de dois profissionais da área da comunicação que se associaram como colaboradores: In Vino Viajas (Brasil) e Jornal dos Sabores (Portugal)”.
Quanto ao facto de não aceitar (como chegou a ser proposto) a continuidade no cargo, Ivane declarou: “gradeço pela indicação para seguir com o mandato, mas como consultora autônoma entendo que é momento de uma entidade que colabora desde o início da fundação da associação assumir. Chegou a vez de José Arruda, da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho – AMPV ser o Presidente da Ametur. Sim, alteramos o nome para Associação Mundial de Enoturismo. Fico feliz que os presentes na Assembleia tenham acolhido minha sugestão e a aprovado por unanimidade. E outros avanços virão. VAMOS EM FRENTE!
Enfim, estou extremamente satisfeita com a sucessão que construímos. Juntos planejamos esta entidade em 2014 (decorrente do Congresso Latino Americano de Enoturismo), em Cambados, com os amigos Luis Aragundes e Manuel Soliño Bermúdez. De lá para cá muito evoluímos e, com a presidência de José Arruda, seguiremos em frente com a Ametur.
Na foto: Ivane Favero, José Arruda e José Calixto (Presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz)
You must be logged in to post a comment.