//Portugal propõe ‘Dia Mundial – Beber com Moderação’ (Wine in Moderation)
wine in moderation

Portugal propõe ‘Dia Mundial – Beber com Moderação’ (Wine in Moderation)

16 de dezembro passa a assinalar a importância da moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

Na 1ª Conferência Mundial ‘Vinho com Moderação’,  a realizar no próximo dia 16 de dezembro, a partir das 10 horas, no Auditório da Escola de Hotelaria e de Turismo de Setúbal, um painel internacional de oradores vai refletir sobre a importância do consumo responsável de vinho e propor a criação do ‘Dia Mundial – Vinho com Moderação’.

Trata-se de uma iniciativa da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, atualmente presidida pelo português José Arruda, secretário- geral da AMPV. A conferência poderá ser acompanhada através de emissão online nas páginas de facebook da ARVP, AMPV e AMETUR.

Promovida no âmbito do programa ‘Wine in Moderation’, irá juntar personalidades representantes de diferentes entidades nacionais e internacionais, com o objetivo de promover uma reflexão global sobre a importância do consumo moderado de vinho para um estilo de vida saudável.

A ARVP e AMPV irão também propor nesta conferência o dia 16 de dezembro como data para celebração do ‘Dia Mundial – Vinho com Moderação’, ficando este dia, todos os anos, associado à mensagem do consumo moderado de vinho.

José Arruda defende que “beber vinho com moderação e de forma responsável é um assunto que deve estar na ordem do dia e que deve envolver todas as entidades que trabalham nesta área. Há números preocupantes sobre o excesso de consumo de álcool, incluindo nos mais jovens, e nós sentimos a responsabilidade de divulgar esta mensagem, de a fazer chegar a um maior número de pessoas e o mais longe possível. Por essa razão vamos realizar esta conferência e propor a criação do Dia Mundial – Vinho com Moderação no dia 16 de dezembro, com o objetivo de agregar entidades de diferentes países e continentes e divulgar a uma só voz esta mensagem”. 

Foram convidadas para esta conferência personalidades como José Calixto, presidente da Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, Paolo Corbini, da Città del Vino (Itália), Ana Cano Alarcos, da Acevin (Espanha), George Sandman e Nadia Frittella, do Wine in Moderation, Ana Isabel Alves, secretária-geral da ACIBEV, Isabel Marrana, diretora da Associação das Empresas de Vinho do Porto, Ivane Favero (Brasil) técnica de Turismo do Brasil, Guillermo Barletta, diretor de Turismo de Lujan de Cuyo, Rafael Conceição, gerente de marketing do Consevits, Henrique Soares, da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Luís Encarnação, presidente da AMPV, entre outros.

 

1ª Conferência Mundial ‘Vinho com Moderação’

Dia 6 de dezembro das 10 às 13 horas

Auditório da Escola de Hotelaria e de Turismo de Setúbal

Emissão online nas páginas de facebook da ARVP, AMPV e AMETUR.

Wine in Moderation

O Programa Vinho Com Moderação visa incentivar a moderação e a responsabilidade na forma como as pessoas apreciam o vinho.

Trata-se de um programa internacional fundado pelo setor vitivinícola europeu para capacitar todos os profissionais do vinho e envolvê-los na ação, garantindo uma cultura do vinho sustentável.

Saiba mais: https://wim.rotadosvinhosdeportugal.pt/