Chama-se «Dom Marcelo» e foi criado por Cristina Pinto, doceira de Felgueiras, para homenagear o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
A doceira diz que a receita está bem guardada e, à comunicação social a criadora deste bolo apenas disse que eram necessários 22 ingredientes oriundos de todos os distritos e ilhas. A cobertura é feita com frutas cuja combinação de cores representa a Bandeira Nacional.
Cristina Pinto reside em Felgueiras e aos 46 anos, nos últimos dois, desempregada, decidiu sair do anonimato criando um bolo que simultaneamente fizesse homenagem ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e a Portugal.
Desafiada pela irmã, a empreendedora começou a confecionar doces já que sempre mostrou habilidade para a sua confeção. No caso do «Dom Marcelo», a doceira afirma com orgulho que conseguiu o objetivo de “representar todo um país, toda uma nação”.
E foi pela participação na Feira de Santa Catarina, um evento que se realiza em Celorico de Basto, localidade minhota de onde o Professor Marcelo Rebelo de Sousa é oriundo, que tudo se desenrolou. Cristina Pinto aceitou o convite para participar, mas queria levar algo diferente e foi então que se lembrou de homenagear o Presidente da República.
Como contou à Lusa: “comecei a investigar para encontrar ingredientes oriundos dos diferentes Distritos de Portugal e das Ilhas pois queria que cada ingrediente usado traduzisse um pedaço de Portugal e das regiões autónomas”. Depois foram efetuados testes para saber se poderiam ser usados para confecionar o Dom Marcelo”. Dois meses depois concluiu que sim
Conseguindo colocar um ponto final à situação de desemprego Cristina Pinto é agora uma doceira de sucesso, com encomendas que não param de chegar, de todo o País, nomeadamente através da página de Facebook, com o nome do bolo, naturalmente.
O meu muito obrigada pela divulgação DOM MARCELO, é uma honra ser noticia no Jornal dos Sabores. Bem haja CRISTINA PINTO