//Portugal comprou mais bacalhau

Portugal comprou mais bacalhau

Portugal determinante para um trimestre positivo nas exportações de produtos do mar da Noruega .

As exportações de peixe salgado seco foram importantes para o bom desempenho da balança comercial da Noruega no 1º trimestre de 2020. “O bacalhau, em particular, contribuiu para aumentar o crescimento em março, com o crescimento em volume e valor (em NOK). O maior aumento foi para Portugal. Aqui observamos a mesma tendência registada em muitos outros mercados em março: o encerramento de restaurantes, relacionado com o surto de coronavírus, levou a um grande aumento na procura de bacalhau no comércio de retalho e existu um comportamento de comprar para armazenar. Isso levou a um aumento significativo dos preços em coroas norueguesas, apesar dos preços continuarem relativamente estáveis em euros ”, explica Ingrid Kristine Pettersen, do Norwegian Seafood Council.

No 1º trimestre de 2020 foram exportadas 664,000 toneladas de produtos do mar da Noruega, representando um valor de 28.6 mil milhões de coroas norueguesas (NOK) e um aumento de 11% face ao período homólogo. Só em março – e apesar das restrições já em curso a nível global, a Noruega exportou 213,000 toneladas de produtos do mar, no valor de 9,6 mil milhões de coroas norueguesas (NOK), o que representa um aumento de 4% face a março de 2019, impulsionado pela desvalorização da coroa.

Apesar do contexto desafiante – como o encerramento de restaurantes a nível global e uma queda abrupta da procura há, de acordo com a NSC, alguns pontos positivos a salientar:
Começa a registar-se uma normalização dos trocas comerciais com alguns países asiáticos, como a China e Coreia do Sul;
As exportações de peixe salgado seco continuam a subir, sobretudo para Portugal;
Há um aumento nas vendas online e em home delivery de produtos do mar;
As vendas de produtos frescos para o mercado sul-coreano estão constantemente a estabelecer novos recordes, e só no 1º trimestre houve um aumento de 9% na procura pelo salmão da Noruega
O Japão aumentou o volume de compras da cavala norueguesa em 59% no 1º trimestre.

Sobre o NSC – Conselho Norueguês dos Produtos do Mar: Organização representante dos exportadores de peixe da Noruega e que tem por principal objetivo promover o consumo dos melhores produtos do Mar da Noruega. A combinação de inovações técnicas e da tradição pesqueira norueguesa, que pretende manter uma pesca sustentável, permite preservar as características únicas de espécies como o Bacalhau e Salmão, muito apreciadas em Portugal. O NSC colabora com as autoridades norueguesas no sentido de proteger as espécies marinhas da zona ártica, a origem do peixe que alimenta a Europa.