//Porto Moniz e o Vinho
Porto Moniz

Porto Moniz e o Vinho

A tranquilidade, o vinho, a gastronomia, o lazer e o contexto de natureza, permitem uma oferta diversificada, que fazem de Porto Moniz um dos principais refúgios turísticos da ilha da Madeira.

 

Concelho

O concelho de Porto Moniz situa-se na ilha da Madeira e conta com uma área de 21 km2 e uma população de 1668 habitantes segundo os Censos de 2011.

 

Região

Pertence a Região Vitivinícola da Madeira e caracteriza-se pelo envolvimento da Floresta Laurissilva, Património Mundial.

 

Vinho

O vinho da Madeira tem séculos de história. É um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas da Região Demarcada da ilha. É um símbolo da Madeira em todo o mundo.

 

Gastronomia

A gastronomia do concelho do Porto Moniz é bastante diversificada tal como acontece em toda a ilha.

Além dos tradicionais pratos de espetada, filete de peixe-espada com banana e atum fazerem parte da gastronomia local, Porto Moniz, está no entanto mais vocacionado para os pratos de peixe e marisco, com forte tradição para o arroz de lapas, caramujos e truta.

 

Oferta Enoturística

 

Lavandas e Veredas

150 km de interação com a realidade verdejante da floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Ocupando uma área global de quase 15 mil hectares, a Floresta Laurissilva tem a sua grande mancha no município do Porto Moniz, representando cerca de 67% do total da mesma.

 

Piscinas Naturais do Porto Moniz

Uma atração para milhares de turistas nacionais e estrangeiros, não só pela sua beleza e origem peculiar, mas também pelas magníficas condições.

A qualidade da água é excelente e as infraestruturas correspondem na perfeição ao nível da excelência deste complexo balnear.

A paisagem que envolve as piscinas, a vista panorâmica que o banhista dispõe sobre a costa marítima e os rochedos são um forte atrativo também.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV