//Porto – Delicie-se com a Gastronomia

Porto – Delicie-se com a Gastronomia

Ainda se recorda da última vez que comeu uma refeição que lhe ficasse na memória?

Pois bem, se esse pensamento levou a alguma hesitação ou incerteza, este artigo é seguramente elaborado a pensar em si, mas também naquilo que nos une a todos na hora de criar momentos inesquecíveis à volta da mesa.
Podemos desde logo concordar que 2020 é um ano atípico que em muito afetou a aventura da descoberta no que toca também a novos pratos e experiências gastronómicas. Porém, os grandes valores da cozinha portuguesa seguem intocados e permanecem à sua espera numa qualquer mesa de um qualquer restaurante que só por si fará valer uma visita mais prolongada ao Porto.
É também sem surpresa que o Norte do país tem e faz por manter uma reputação de pratos fartos e irresistíveis. Como tal, considerámos que seria um bom momento para descobrir o que um dos melhores destinos turísticos do mundo, o Porto, tem para lhe apresentar à mesa.

Francesinha
Irresistível, fácil de preparar e com o poder secreto de deixar alguém saciado durante todo o dia. A Francesinha à Moda do Porto é um prato que se encontra em praticamente toda a cidade, porém existem alguns restaurantes de referência onde pode ser apreciada em todo o seu esplendor.
Sendo difícil encontrar quem resista aos seus encantos, é um dos pratos incontornáveis no Porto e inclui ingredientes extremamente simples. Pão de forma, queijo, bife, salsicha, linguiça, fiambre e… o seu molho secreto!

Caldo Verde
Depois de tão farta introdução, achámos por bem equilibrar esta mesa com um irresistível Caldo Verde.
Frequentemente encontrado em qualquer restaurante do Porto, é uma sopa oriunda do Minho com uma base assente em batata, complementada por couve galega e saborosa linguiça/chouriço, com um toque de azeite.
É uma opção bastante agradável para qualquer altura do dia, muitas vezes servindo praticamente de refeição completa graças à sua base rica em hidratos, com o apelativo complemento dos enchidos.


Tripas à Moda do Porto
Apenas pelo nome, muitos corajosos tendem a seguir em frente na carta, mas aqueles que por estes caminhos se aventurarem vão ter uma deliciosa surpresa.
As Tripas à Moda do Porto não são mais que a versão da cidade de uma excelente dobrada. Frequentemente acompanhadas por feijão e arroz, são um daqueles pratos que dificilmente não se repetem. A textura das tripas / dobrada são daquelas experiências que se estranham e logo entranham (por assim dizer).

Bacalhau à Gomes de Sá
Dizem os peritos que em Portugal se encontram incontáveis receitas de bacalhau e esta receita que se encontra abundantemente na cidade destaca-se pela simplicidade.
O Bacalhau à Gomes de Sá deve o seu nome a um comerciante do Porto que aqui viveu no Século XIX. A sua receita ainda hoje perdura, uma vez que tem tanto de deliciosa como de simples preparação.
O bacalhau é cozido para de seguida ser frito em lascas num refogado com cebola. Batata aos cubos e ovo cozido complementam a nada complexa lista de ingredientes, aos quais se juntam azeitonas, salsa (ou coentros) e azeite.

Visitar o Porto resulta numa aventura aliciante pelo que de melhor a gastronomia portuguesa oferece, inserida muitas vezes entre riquíssimo património cultural e histórico. A tentação de entrar em cada restaurante é constante, onde frequentemente somos brindados com uma hospitalidade sem igual e preços muito acessíveis.

O Porto continua a destacar-se pela oferta abundante de comida tradicional, com os mesmos ingredientes que muito frequentemente se utilizam em casa e receitas que são passadas através de gerações.
Para preservar esta riquíssima herança cultural, é essencial que nos permitamos a oportunidade de entrar em cada um destes espaços e deliciarmo-nos com cada um dos pratos que encontrarmos nas suas ementas.

Velkomin Digital
(Conteúdo Patrocinado)