//Portimão combate desperdício alimentar
portimao

Portimão combate desperdício alimentar

A Primeira edição da ‘Semana de Combate ao Desperdício Alimentar’, que assinala dez anos de Banco Alimentar em Portimão, decorrerá entre 2 e 8 de junho. O programa contará com diversas atividades que abordarão este tema.

O município de Portimão promoverá nestas datas a ‘Semana de Combate ao Desperdício Alimentar’, cuja primeira edição decorre no ano em que o núcleo local do Banco Alimentar do Algarve completa uma década de existência e surge na sequência da implementação do Dia Municipal do Combate ao Desperdício Alimentar.

O Evento irá arrancar a partir das 17h00 do dia 2 de junho, com as comemorações do 10º aniversário do armazém de Portimão do Banco Alimentar, onde serão inauguradas as obras de requalificação e descerrada uma placa comemorativa em reconhecimento pelo apoio prestado desde 2012 pelo município que receberá nesse dia uma viatura elétrica destinada ao transporte de voluntários e equipa técnica.

O programa conta também com o encontro ‘Combate ao Desperdício Alimentar – boas práticas’ que decorrerá entre as 10h00 e as 13h00 do dia 3 de junho, ao qual se seguem as abordagens dos temas ‘Desperdício Alimentar em Portugal’, por Iva Pires, professora da Universidade Nova de Lisboa e autora do livro ‘Desperdício Alimentar’, e ‘Unidos Contra o Desperdício’, por Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos contra o Desperdício, ambos através de participação por vídeo.

Os interessados devem fazer, previamente, a inscrição gratuita aqui: https://cm-portimao.pt/encontro-combate-ao-desperdicio-alimentar-boas-praticas

 

No dia 7 de junho, o destaque irá para as comemorações do ‘Dia Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar’, que terão lugar na Quinta Pedagógica de Portimão. Esta celebração contará com uma aula do programa ‘Exercício e Saúde’, onde irão participar crianças do Lar da Criança de Portimão e idosos do Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e do Centro de Convívio Sénior de Portimão. Haverá também um workshop sobre o tema ‘Reutilização das sobras dos alimentos’ que será dinamizado pela Associação In Loco, no âmbito do Projeto de Inovação Social ‘O Prato Certo’, seguido de uma degustação que contará com a participação de algumas instituições de solidariedade social de Portimão.

A participação nesta atividade, está aberta à comunidade e é gratuita, devendo as inscrições ser efetuadas para o seguinte e-mail: saude.cidadania@cm-portimao.pt

 

‘Sandes Zero Desperdício’

Esta primeira edição conta com a participação ativa da ‘DUAL Portimão’, Serviço de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio Luso-Alemã, que levará a cabo, nas manhãs de 6 e 7 de junho, a ação de sensibilização ‘Sandes Zero Desperdício’.

Esta atividade, composta pela confeção e oferta de sandes elaboradas com aproveitamento de alimentos, decorrerá na Escola Básica Eng.º Nuno Mergulhão, no dia 6 e na Escola Secundária da Bemposta, no dia 8.

Por fim, ainda no dia 8 de junho realiza-se a ‘DUAL Run – Caminhada Solidária’, com partida às 10h00 junto à antiga Lota de Portimão. Os participantes irão percorrer a zona ribeirinha da cidade em direção à Marina de Portimão.

As inscrições estão desde já abertas e devem ser feitas por e-mail, no valor de 1,50 euros para formandos da DUAL e de 2,50 euros para os restantes inscritos.

Pode efetuar a inscrição através do seguinte e-mail: jcapelinha@dual.pt

 

O valor angariado com as inscrições desta caminhada será doado ao núcleo de Portimão do Banco Alimentar do Algarve, no sentido de apoiar o serviço comunitário que a instituição tem desempenhado ao longo da última década.