//Port Wine Day a 10 setembro

Port Wine Day a 10 setembro

IVDP vai distinguir projetos de enoturismo, viticultura, enologia e ‘revelação’.

As comemorações da 7.ª edição do Port Wine Day, para celebrar os 264 anos da Região Demarcada do Douro, realizam-se no dia 10 de setembro, anunciou o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP).

A iniciativa este ano inclui um jantar denominado “Douro Mais Sustentável”, que contará com a entrega de distinções nas categorias de Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação que distinguem projetos que conseguiram destacar-se na preservação e promoção da vitalidade e sustentabilidade do território duriense.

Recorde-se que em 10 de setembro de 1756, era instituída a Companhia Geral da Agricultura dos Vinhos do Alto Douro e com ela nascia a primeira região demarcada e regulamentada do mundo: o Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial pela UNESCO, em 2011.

“Com o Port Wine day, prestamos homenagem às gerações de trabalhadores que, com o seu esforço heroico, transformaram a pedra em terra, construindo uma paisagem magnífica, considerada uma das mais belas regiões vitivinícolas do Mundo. Homenageamos, também, aqueles que todos os dias trabalham na vinha, nas empresas e nas instituições, granjeando para os vinhos do Porto e do Douro e para o Douro Vinhateiro uma dimensão internacional de excelência.”, declarou Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.

Sobre o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP)

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, sendo um instituto público de natureza interprofissional. O IVDP, I. P., é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional com sede em Peso da Régua e dispõe ainda de um serviço desconcentrado, a delegação do Porto. O IVDP, I. P. tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense.