//Port Wine Day a 10 de setembro

Port Wine Day a 10 de setembro

Provas de vinho, sunsets e visitas guiadas são algumas das sugestões para assinalar o Dia Internacional do Vinho do Porto

O Vinho do Porto passou a ter um dia oficial em 2014. Desde então, é assinalado todos os anos, a 10 de setembro, através do evento “Port Wine Day”. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

De acordo com Manuel Cabral, presidente do IVDP, o objetivo do evento é promover o produto e divulgá-lo ao resto do mundo.

“O programa do Port Wine Day pretende disseminar a verdadeira experiência do vinho do Porto e do Douro Vinhateiro, homenagear a sua história, espalhar a palavra aos especialistas, ao consumidor, sobretudo aos mais jovens, e ao mundo”, citado pela Nit.

Ainda que parte das atividades sejam realizadas à porta fechada, opções é o que não falta para aqueles que querem assinalar este dia. Até dia 10 de setembro, vários restaurantes e bares juntam-se a esta iniciativa para promover o Dia do Vinho do Porto.

A programação incluiu uma Sunset Party, visitas gratuitas às caves do vinho do Porto, menus especiais, e até uma regata dedicada ao néctar mais famoso de Portugal.

Este ano, as comemorações estenderam-se além fronteiras e chegaram aos Estados Unidos. No dia 6 de setembro será realizada uma prova de Vinho do Porto no The Lofts at Prince, em Nova Iorque.

Os EUA são um dos principais mercados em expansão, apresentando uma das maiores taxas de exportação deste vinho. Em 2016, foram vendidas “408 mil caixas de DOP Porto”, o que rendeu cerca de “34 milhões de euros”, segundo o IVDP.