//Porco.pt

Porco.pt

Marca/selo tem como principal objetivo diferenciar a carne de porco produzida em Portugal.

Sob o mote “Dê o porco ao manifesto – Escolha o que é nosso”, foi apresentada, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, a nova marca/selo de certificação ‘Porco.PT’. Uma iniciativa da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) que promete elevar e diferenciar a qualidade da carne de porco portuguesa. O lançamento oficial teve lugar no VIII Congresso Nacional de Suinicultura, que decorreu no Cartaxo.

Numa altura em que 52% da população portuguesa desconhece a origem da carne que consome, segundo um estudo de mercado promovido pela FPAS em parceira com a GFK , torna-se essencial o lançamento de uma marca que certifique a origem da carne portuguesa e que promova a qualidade da mesma.

A distinção que irá identificar o novo produto certificado lançado no mercado nacional, pelos suinicultores portugueses, tem como principal objetivo diferenciar a carne de porco produzida em Portugal e surge como resposta do setor à crise vivida nos últimos dois anos.

O produto criado e comercializado sob a nova insígnia implica o cumprimento de um rigoroso caderno de especificações, homologado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e que regula todo o processo de produção, abate, transformação, comercialização e promoção de uma carne de qualidade superior. Todo o processo é certificado por uma entidade independente de controlo e certificação, a CERTIS.

Sobre a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS)

Fundada 1981, a FPAS é uma Associação sem fins lucrativos que visa o estudo e o acompanhamento das questões relativas à suinicultura, nomeadamente, através da coordenação da atividade geral da suinicultura federada e das suas relações com as entidades oficiais, com os outros setores da produção de carne. A análise de dados técnicos, económicos, financeiros acerca do setor, bem como da situação, evolução e perspetivação de mercado é, também, uma responsabilidade desta Federação. A FPAS contribui, ainda, para a definição de estratégias e políticas de regulação e desenvolvimento geral do setor.

Mais informações em www.porcopt.pt