//Ponte de Lima já tem ‘Embaixadora’
ponte de lima

Ponte de Lima já tem ‘Embaixadora’

Luciana foi eleita como ‘Rainha das Vindimas’, mas o que se espera é que assuma funções de embaixadora limiana.

A jovem Luciana Meneses, em representação da freguesia de S. Martinho da Gandra, foi eleita ‘Rainha das Vindimas 2022’ de Ponte de Lima, numa Gala integrada no evento ‘Loureiro de Ponte de Lima ConVida’.

O concurso, em que participaram cerca de uma dezena de candidatas em representação de freguesias daquele concelho, contou com organização do município de Ponte de Lima, da Associação Empresarial de Ponte de Lima e também da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, numa demonstração de que a intervenção deste tipo de associação pode – e deve – ir muito para além da atividade diretamente relacionada com a mesa.

Atividade que, sublinhe-se, neste caso tem como objetivo valorizar e divulgar as tradições, os usos e costumes do concelho relacionados com a cultura da vinha e a produção do vinho, que desde sempre estiveram ligados à história do concelho de Ponte de Lima. E que assenta num modelo que há muito ultrapassou o modelo de escolha baseado exclusivamente na beleza das candidatas.

 

ponte de lima

 

Pretende-se, refere Cristina Mendes, presidente da Confraria, “que as jovens candidatas assumam a função de ‘Embaixadoras’ de Ponte de Lima apresentando-se com jovialidade, delicadeza, expressividade, charme e, sobretudo, com o contagiante orgulho de serem limianas”.

Para além da Rainha das Vindimas, que vai agora representar este município na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal no próximo dia 17 de setembro em Pinhel ‘Cidade do Vinho 2020/22, foram também eleitas Mariana Carneiro representante da Freguesia de Gondufe, como 1ª Dama de Honor e Prémio Simpatia e Marta Malheiro, representante da Freguesia da Correlhã, como 2ª Dama de Honor e Prémio Fotogenia.

 

Rainha das Vindimas de Portugal

A 14ª edição deste evento organizado pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e ARVP – Associação das Rotas de Vinho de Portugal em parceria com o município de Pinhel, conta este ano com 16 candidatas em representação dos seguintes municípios: Arcos de Valdevez; Arruda dos Vinhos; Azambuja; Cadaval; Cartaxo; Lagoa; Palmela; Peso da Régua; Pinhel; Ponte da Barca; Ponte de Lima; Rio Maior; Santarém; Tábua; Torres Vedras e Viana do Castelo.

A Gala de eleição, que habitualmente conta com grupos de ‘apoiantes’ que se deslocam em autocarros, decorrerá na Praça do Município, a partir das 21.30 de dia 17 e tem emissão em direto através da página do facebook ‘Municípios do Vinho’.