//Polvo de Apúlia (Amigos do Chefe Silva-3)

Polvo de Apúlia (Amigos do Chefe Silva-3)

Receita dedicada pelo município de Esposende, com um dos mais emblemáticos produtos da gastronomia local.

O ‘Polvo de Apúlia com Grelos’ foi o prato vencedor da 5.ª edição do Concurso Gastronómico integrado no “Março com Sabores do Mar” que decorreu em Esposende em 2008. Foi apresentado a concurso pelo Restaurante Pedrinhas Praia, na Apúlia (Esposende) e confecionado por Elisa Lafuente.

Ingredientes
200 g Polvo cozido, 150g batata cozida com a pele, 2 colheres (sopa) de feijão-frade, 100g miolo de broa de milho, grelos cozidos q.b., 2 dentes de alho, 4 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta qb.

Preparação
Grelhe os tentáculos de polvo. Corte as batatas em rodelas. Aqueça o azeite numa frigideira e core as batatas. Descasque e lave os dentes de alho. Pique-os. Aqueça outra frigideira e salteie o feijão-frade com a broa. Salteie de igual modo os grelos. Coloque tudo numa travessa e sirva, decorado a gosto. (veja a sugestão apresentada pelo município de Esposende).

 

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa
O aroma dos frutos tropicais característicos da casta Chardonnay estão bem presentes neste vinho e, simultaneamente, equilibrados com a acidez evidente na boca a par com a estrutura e a complexidade necessárias na harmonização com este polvo grelhado.
Peripécia Chardonnay 2018
(www.cerrado-da-porta.pt)

 

Patrocínio:

Do valor dos patrocínios, 25% é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/