//Plataforma para cozinhar ‘em português’

Plataforma para cozinhar ‘em português’

Para que os portugueses, nos restaurantes e em casa, cozinhem exclusivamente com produtos nacionais.

The Art of Tasting Portugal, a plataforma gastronómica desenvolvida pela Chefs Agency, apurou o seu conceito e assume agora um grande objetivo: colocar os portugueses, nos restaurantes e em casa, a cozinharem exclusivamente com produtos nacionais. Esta plataforma online, que deu os seus primeiros passos pouco antes desta nova realidade nos atingir a todos como um tsunami, nasceu com o intuito de promover experiências em torno da gastronomia portuguesa e continua agora com o objetivo de dar ainda mais protagonismo aos produtores nacionais, aos melhores produtos sazonais, às receitas e tradições de cada região.

Mais do que nunca, o setor da gastronomia precisa do envolvimento dos Portugueses. É neste sentido que o The Art of Tasting Portugal quer dar voz aos produtores e incentivar tanto os chefes como o público em geral a trabalhar e consumir produtos nacionais. Com este desafio, a Chefs Agency acredita que as comunidades, os produtores, os chefes, os bons garfos, e todos aqueles que gostam de criar e cozinhar vão aproximar-se e juntos dinamizar o sector da gastronomia Portuguesa.
O projeto vem desafiar os chefes a serem mais rigorosos com a qualidade, mais orgulhosos da sua região, mais envolvidos na sua comunidade e mais emocionados com os sabores de Portugal, ao escolherem produtos sazonais, biológicos e locais.

“Queremos impulsionar a restauração nacional a trabalhar totalmente com produtos portugueses nos seus menus, com ênfase nos produtos locais do território onde se encontram, e em todos os pratos que servem aos seus clientes. Que façam substituições, procurem alternativas e experimentem produtores nacionais”, afirma Adriana Fournier, Diretora de Eventos da Chefs Agency.

“O sector da restauração é o motor para impulsionar a economia agrícola nacional e será um exemplo para que os portugueses façam as mesmas escolhas ao cozinharem em casa. Assim, reduzimos as importações, a pegada ambiental que causam e impulsionamos a economia nacional escolhendo produtos de proximidade“, explica Patrícia Dias da empresa promotora.

Na mudança da maré, não perdemos o Norte daquilo que sempre nos moveu: o amor pela comida, da terra ao prato!

www.theartoftastingportugal.com