//Pizzas de ‘borla’ em Lisboa a 17 de janeiro

Pizzas de ‘borla’ em Lisboa a 17 de janeiro

Animação e oferta de pizzas, no ‘Dia Mundial do Pizzaiolo’, comemorado na Praça da Figueira, em Lisboa.

A data será celebrada com espetáculos acrobáticos de pizza e oferta de fatias e águas solidárias ao público presente na Praça da Figueira a partir das 12 horas de quinta-feira dia 17. O Dia Mundial do Pizzaiolo, atividade declarada pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade, homenageia os profissionais que produzem a verdadeira pizza napolitana.

Além da oferta de centenas de fatias de um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia italiana e dos emocionantes shows acrobáticos, às mãos da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos (que se sagrou campeã em 2017 em Nápoles), irá também ser anunciada a nova parceria entre a Associazione Sapori Italiani, presidida por Michele Mezzero e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Na ocasião, será apresentada a “Pizza Solidária”, uma pizza única que irá estar disponível por todo o país e onde uma percentagem das receitas da sua venda revertem para a Cruz Vermelha Portuguesa, nomeadamente para a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados em Gondomar. De seguida, os três fornos a lenha presentes entrarão em ação, com a demonstração da arte “pizzaiuoli” assumida pelo Campeão Mundial e membro integrante da Associazione Sapori Italiani, António Mezzero, que irá dar a degustar a “pizza vencedora” a inúmeras figuras públicas. O resto do dia promete boa disposição com fatias de pizza e águas solidárias da Cruz Vermelha Portuguesa, a serem distribuídas gratuitamente a todos os que passarem pelo local até às 19.30 horas. Sem esquecer, claro, a música tradicional italiana. Michele Mezzero adianta que este evento “será um reconhecimento da arte e paixão dos pizzaiolos, bem como um incentivo à formação constante e certificação das pizzarias. Ação iniciada pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, com continuidade dada pela Associazione Sapori Italiani, que certifica não só pizzas, mas também pasta e gelato”. O Presidente espera receber “cerca de quatro mil pessoas”. Um gostoso evento que decorrerá numa das mais significativas praças da cidade!

Curiosidades

A UNESCO declarou, a 7 de Dezembro, a arte do pizzaiolo napolitano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa reunião que decorreu na Ilha Jeju, na Coreia do Sul. Foi o culminar de um processo que envolveu uma petição mundial assinada por cerca de dois milhões de pessoas. Esta é um atividade com crescente popularidade em Portugal, sendo que em Nápoles, no Sul de Itália, “pátria” desta pizza, se estima que existam cerca de três mil pizzaiolos em atividade. Em Portugal o evento é organizado pela Associazione Sapori Italiani e Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, presididas por Michele Mezzero.