//Pizza ‘japonesa’ vence concurso em Portugal

Pizza ‘japonesa’ vence concurso em Portugal

Jovem estudante da EHTL foi buscar inspiração às suas origens e criou a Teriyaki a nova pizza da Luzzo.
A Luzzo Pizzaria promoveu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL) um concurso em que participaram 12 alunos de cozinha desta escola da Rede do Turismo de Portugal.

O destaque – e a vitória no concurso – foi para a pizza Teriyaki que se destacou, sobretudo, pela originalidade dos ingredientes já que, sobre uma massa fina e estaladiça – cartão de visita da Luzzo – a pizza Teriyaki tem pedaços de frango dourados envolvidos em mirin (um condimento japonês), molho de soja, saké, miso e gengibre fresco ralado. A acrescentar, alguns ingredientes como cogumelos salteados, cebola caramelizada e cebolinho picado. Como toque final, a pizza Teriyaki foi polvilhada com uma mistura de sete especiarias japonesas (shichimi). A criadora desta pizza oriental foi a aspirante a cozinheira Vivian Liu, que foi buscar inspiração às suas origens: “Quis introduzir os sabores do Japão, país a que chamo de casa, na minha pizza. Escolhi o teriyaki e o miso porque, além de se conjugarem perfeitamente, são sabores bastante conhecidos”.

A autora desta nova pizza confessou que não tinha muita esperança de sair vencedora “por ser uma proposta demasiado exótica -, mas a verdade é que a Teriyaki venceu o concurso e passará a integrar a nova carta da Luzzo a nível nacional, para além de a sua criadora ter recebido um prémio monetário de 500 euros. A jovem estudante da EHTL, que confessa que a cozinha é “a minha paixão, a minha vida, o meu destino”, revelou sentir um imenso orgulho em ter vencido esta prova.

Vivian Liu, com os restantes dois finalistas, participar num workshop na Academia Luzzo, um espaço concebido para inovar, criar, desenvolver receitas e técnicas e proporcionar workshops aos franchisados e não só. Agora é a vez destes três alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa terem a sua própria experiência de aprendizagem na Academia.

As várias combinações de ingredientes foram provadas por um júri constitiído pelo Chefe Figueiredo e Teresa Guerreiro, professores da EHTL, o Chefe Pedro Sommer, consultor da Luzzo, e o Chefe Vitali, executivo da Luzzo.
A Luzzo Pizzaria, que nasceu em 2014, conta já com 11 restaurantes de norte a sul do país e promete não ficar por aí.