//Pinhel recebeu ‘testemunho’

Pinhel recebeu ‘testemunho’

Peso da Régua passou testemunho a Pinhel como ‘Cidade do Vinho 2020’.

Pode dizer-se que a ‘Cidade do Vinho 2020’ foi ‘oficializada’ na cerimónia que decorreu no passado dia 25 de janeiro em Peso da Régua, onde se realizou a Gala de Encerramento da ‘Cidade do Vinho 2019’ distinção atribuída àquela cidade do Douro.

Na passagem de testemunho o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, recordou que “é a primeira vez que uma cidade da Beira interior é a Capital do Vinho”.

O presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua considera que ter sido Cidade do Vinho permitiu desenvolver novas estratégias e dinâmicas no setor do vinho, na promoção, nos negócios, na gastronomia, no turismo, cultura e desporto.

José Manuel Gonçalves, na «hora da despedida» lembrou que “este ano fica na história de Peso da Régua e do Douro, como o ano em que se alavancou uma nova dinâmica de promoção territorial, mais integrada e mais próxima entre parceiros e agentes económicos do setor do vinho.”

O município de Pinhel já elaborou um vasto programa que vai decorrer ao longo de todo ano, “com o objetivo de valorizar os vitivinicultores de Pinhel e da região” como referiu o presidente da autarquia.

Na Gala de Abertura da ‘Cidade do Vinho 20202’ está previsto o lançamento do vinho comemorativo dos 250 anos da elevação de Pinhel a cidade. A presença em várias feiras e certames de Portugal, Espanha e França e a ‘alegria engarrafada’ que vai passar por várias praças movimentadas da Península Ibérica, são dois exemplos.

Recorde-se que a escolha do projeto apresentado por Pinhel resultou da votação dos municípios associados presentes em assembleia para o efeito, que atribuíram a distinção ao município que em 2020 assinala 250 anos de elevação a cidade.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, afirmou que “Pinhel tem a responsabilidade acrescida de ser a maior produtora de vinho da Beira Interior e, dessa forma, arrastar aquilo que é a marca e qualidade dos vinhos da Beira Interior, não só para o mundo dos enólogos, mas também para aquele mundo que é o dos curiosos do vinho”, disse o autarca, acrescentando que “aquilo que pretendemos fazer em 2020 é associar as iniciativas culturais relacionadas com a comemoração dos 250 anos de elevação a cidade, a esta nomeação”.

Promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), esta iniciativa leva à elaboração e execução de um programa anual de ações culturais, de formação e de sensibilização, ligadas ao vinho.

Na foto, da esquerda para a direita: Pedro Ribeiro (presidente da AMPV e da C.M. Cartaxo); Rui Ventura (presidente da C.M. Pinhel) e José Manuel Gonçalves (presidente da C.M. Peso da Régua)