//Pinhel ‘elege’ Rainha das Vindimas 2021

Pinhel ‘elege’ Rainha das Vindimas 2021

Conhecimentos de vinha, vinho e mundo rural aliados à beleza, vão eleger Rainha e Damas de Honor.

Após o interregno forçado em 2020, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) volta a promover um concurso que reúne as jovens eleitas Rainha das Vindimas em vários municípios que integram esta associação.
Esta 12ª edição vai acontecer em ‘Pinhel-Cidade do Vinho 2020/22’ já que, como habitualmente, é o município que detém esta distinção (Cidade do Vinho) quem recebe a iniciativa.

Assim, no próximo sábado, dia 11, as jovens eleitas nos municípios que agora vão representar passam dois dias neste concelho do distrito da Guarda a preparar uma noite que vai decorrer, a partir das 21.30, nas piscinas municipais. Antes, passam por uma primeira prova que consiste numa entrevista com os cinco membros do júri, para avaliação dos seus conhecimentos relativamente ao tema ‘Enoturismo, vinha e vinho’ nos respetivos territórios concelhios. Uma prova que contribui com um terço da pontuação final. Os outros dois terços serão valorizados através de dois desfiles.
No primeiro, apresentaram-se com traje regional e, ao público presente e a quem segue a transmissão em direto nas redes sociais, endereçam um convite com argumentos enoturísticos para visita ao seu concelho.
No segundo, com o chamado traje de gala (ou vestido de noite), enquanto desfilavam os apresentadores divulgam um texto subordinado ao tema ‘A Vinha, o Vinho e o Mundo Rural’, da autoria de cada uma delas.

 

Embora a organização procure distanciar este evento dos chamados concursos de beleza, evidentemente que a simpatia, o sorriso e a elegância demonstrada no desfile e até o vestido apresentado, tal como a beleza física, serão também argumentos a ter em conta pelo júri.

Na ‘Cidade Falcão’ (Pinhel) as 11 candidatas terão oportunidade de, a pretexto de uma sessão fotográfica, realizar um passeio e conhecer alguns pontos de interesse histórico-cultural da sede do município.
A procurar os títulos de Rainha das Vindimas de Portugal e 1ª e 2ª Damas de Honor de 2021, vão estar: Beatriz Teixeira (Alenquer); Maria Gagueiro (Arruda dos Vinhos); Raquel Oliveira (Cadaval); Rafaela de Oliveira (Cartaxo); Madelon Geerlings (Lagoa); Diana Sousa (Palmela); Tânia Pina (Pinhel); Maria Dias (Portalegre); Helena Henriques (Rio Maior); Daniela Marques (Tábua); Maria Figueiredo (Torres Vedras).

Serão também atribuídos os prémios ‘Simpatia’, numa votação entre todas as candidatas e ‘Fotogenia’ por escolha do fotógrafo oficial do evento.

A 12ª eleição da Rainha das Vindimas de Portugal vai ser transmitida em direto, no sábado dia 11, a partir das 21.30, através das páginas de Facebook: ‘Municípios do Vinho’; Município de Pinhel e municípios representados pelas candidatas.


Fotos: Eleição em 2019 (Peso da Régua)
Rainha – Cátia Mateus (Azambuja); 1ª Dama de Honor – Maria Eduarda (Barcelos); 2ª Dama de Honor – Marina Ferreira (Cadaval).

Nota – Se ainda não leu ‘Rainhas que não são Misses’, aceda ao texto AQUI.