//Pinhel: canções com vinho ‘dentro’
concurso da canção rural

Pinhel: canções com vinho ‘dentro’

Alenquer, Beja, Cantanhede, Chamusca, Nelas, Santarém e Viana do Castelo, apresentam canções originais.

 

A primeira edição do Concurso Nacional da Canção Rural vai decorrer no próximo dia 17 de junho, às 21.30, em Pinhel – ‘Cidade do Vinho 2020/22’ e conta com a participação de sete canções originais cujos autores e intérprete se apresentam em representação dos respetivos municípios, que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

canções

A AMPV promove este concurso de canções originais “com o objetivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal cujos textos (poemas) contribuam para a valorização e maior visibilidade do mundo rural”, refere José Arruda, secretário-geral desta associação, acrescentando que “esta é uma iniciativa que, embora sem limite máximo de idade, pretende, claramente, estimular a participação de jovens, contribuindo assim para um maior interesse destes no que se refere ao mundo rural e à vinha/vinho”.

As composições, que não podem ultrapassar os três minutos de duração, devem ser originais e os textos, em português têm que incluir, obrigatoriamente, uma ou mais referências à vinha e/ou ao vinho, mas sem quaisquer referências diretas ou indiretas ao consumo de vinho.

A primeira edição deste concurso integra a programação de ‘Pinhel-Cidade do Vinho 2020/22’ e passa a integrar as edições futuras da Cidade do Vinho e Cidade Europeia do Vinho realizadas em Portugal.

Eis os municípios e as canções e os intérpretes que os representam:

Município de Alenquer, com a canção ‘A Varanda da Estremadura’ interpretada pelo grupo Cantares do Vento. O município de Beja apresenta-se com a canção ‘Compadre Bento’ que será interpretada por Fernando Pardal. A representar o município de Cantanhede a canção com o título ‘Sofia’ na interpretação de JP Cavadas

‘Morena da minha aldeia’ é o título da canção que representa o município da Chamusca com interpretação de Fernando Pardal. Do município de Nelas vai um grupo de cinco elementos (sem nome) para interpretar o tema Vindima. Já o município de Santarém é representado pela canção ‘Fiz-te um Poema’ na voz de Susana Alves. Viana do Castelo vai a concurso com o intérprete Pedro Correia a defender a canção ‘Tudo volta ao mesmo lugar’

Com direção do Maestro Carlos Alberto Moniz e acompanhamento do ‘Quinteto’ deste músico e cantor, o evento tem direção geral e apresentação de Amílcar Malhó. Os prémios para os três primeiros classificados, de mil, setecentos e cinquenta e quinhentos euros respetivamente, são patrocinados pela Casa Ermelinda Freitas. A CVR da Beira Interior e o município de Pinhel atribuem os prémios para Melhor Intérprete, Melhor Música e Melhor Letra.

A partir de 25 de junho e durante uma semana, todas as canções estarão em votação online para eleição da ‘Mais Popular’, que receberá um prémio de 750€, igualmente atribuído pela Casa Ermelinda Freitas.

canção rural

O 1º Concurso Nacional da Canção Rural terá transmissão em direto através da página de facebook ‘Municipios do Vinho’, dos municípios concorrentes e do município de Pinhel, organizador do evento.