De 15 a 29 de outubro, a Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo ‘abanca’ em Lisboa. As ervas aromáticas são ponto assente no tempero e os vinhos são os indicados pelos chefes
A Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo surgiu do desafio lançado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana que no total junta dez restaurantes que aceitaram o desafio e estão na rota dos sabores alentejanos, com petiscos únicos acompanhados de um copo de vinho da região, branco ou tinto dependendo do petisco.
Cada restaurante tem à disposição dos participantes da rota, um ou dois petiscos que podem ser de carne ou peixe, sempre acompanhados pelo copo de vinho que custam 3,5 euros.
O percurso não dá para se fazer todo a pé, à semelhança de outras rotas, mas a organização criou uma parceria com a Uber para que os participantes se possam deslocar de um restaurante ao outro, contudo em determinados locais é possível ir a dois ou três restaurantes a pé, o que é quase suficiente para uma refeição pois as doses são bastante simpáticas, dependendo do apetite.
No restaurante By the Wine pode degustar os famosos enchidos alentejanos acompanhados de um copo de vinho Montado branco ou tinto, na Livraria-Bar Menina e Moça mantêm-se os enchidos acompanhados de queijos e azeitonas e aqui a opção de bebida é apenas um vinho regional Saramago tinto.
Na Companhia do Lago a escolha é entre uma açorda d’ alho com bacalhau ou tiras de porco preto em maionese de poejos, acompanhados por vinho branco ou tinto Monte das Servas. Se gosta de bacalhau tem ainda o Lost in que serve este peixe confitado com emulsão de segurelha, espuma de batata e crumble de farinheira acompanhado de um vinho tinto da Vinha do Monte.
Se é apreciador de alheira as opções estão no Rio Maravilha e no Matateu Petisqueira.
O Sr. Lisboa participa na rota dos petiscos com um prato de bochechas de porco preto a baixa temperatura acompanhado de uma mousseline de couve-flor e amêndoa torrada.
O restaurante Topo, no Chiado, Martim Moniz ou Belém estão na rota com secretos de porco preto e crocante paleta porco bísaro em pão alentejano com perfume de sal fumado.
Um tachinho de favas com enchidos acompanhado por um vinho Monte das Talhas tinto pode ser provado no Santos-o-Vinho. Contudo se os sabores alentejanos forem muitos fortes para o seu paladar, e não quiser deixar de participar na rota, o restaurante Carnealentejana serve mini-hambúrgueres grelhados com batatas fritas acompanhados com um vinho Virgo branco ou tinto.
Quem arriscar fazer a rota pode ainda habilitar-se a ganhar um cabaz com produtos da região e um fim de semana no Alentejo, participando no passatempo do Facebook Vinhos do Alentejo.