//‘Petiscos e Vinhos do Tejo’ em Santarém
petiscos

‘Petiscos e Vinhos do Tejo’ em Santarém

O evento surge no âmbito do programa ‘Santarém Capital da Gastronomia’ e decorre entre 13 e 31 de maio, nos 23 restaurantes aderentes, onde irá provar-se vários petiscos tradicionais e vinhos da região.

Os restaurantes que se juntam a esta iniciativa disponibilizam nos seus espaços de restauração, um petisco e um copo de vinho da região dos Vinhos do Tejo, pelo preço único de 8€.

Este é o terceiro evento do programa ‘Santarém Capital da Gastronomia’, promovido pela Câmara Municipal de Santarém que conta com o apoio e consultoria do chef Rodrigo Castelo, recentemente nomeado embaixador da gastronomia de Santarém.

A gastronomia tem sido uma das apostas do concelho e de acordo com a organização, “este evento traz para a mesa os sabores que melhor caracterizam a região”, contribuindo assim, para a economia local, a dinamização da cidade e para um reforço da identidade e cultura escalabitana.

Vejo com agrado o aumento de participantes face à edição anterior e enalteço a dinâmica que a iniciativa pretende criar na economia local. É um sinal de que a nossa aposta na promoção e valorização da gastronomia local, está no caminho certo e é bem recebida não só pela comunidade local bem como pelos visitantes que vêm à nossa cidade’, afirma João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém.

A lista de restaurantes aderentes está disponível no site da Câmara Municipal de Santarém e os visitantes também podem aceder a um mapa do concelho com todos os restaurantes que fazem parte desta iniciativa, com acesso através de um código QR, disponibilizado em cada espaço participante nesta mostra gastronómica.

Com ações a decorrer desde março, o município irá implementar ao longo do ano um conjunto de iniciativas, que vão culminar na realização do já conhecido ‘Festival Nacional de Gastronomia’, em outubro. Para junho está já marcado o evento ‘Chefs à Lezíria’, nos dias 9, 10 e 11, que voltará a reunir na cidade figuras de grande relevo da gastronomia internacional.

‘Pretendemos com estas ações estimular o turismo e a restauração do concelho, reforçar o estatuto de capital da gastronomia, sempre com o objetivo primordial de dinamizar Santarém’, conclui João Teixeira Leite.

O evento ‘Petiscos & Vinhos do Tejo’ tem como objetivo proporcionar momentos em que munícipes e visitantes possam conhecer, de forma acessível, a gastronomia da região e os produtos locais confecionados de forma tradicional, acompanhados dos melhores vinhos da região.

 

petiscos