//O ‘Peleiro’: das ‘peles’ para a culinária

O ‘Peleiro’: das ‘peles’ para a culinária

Fábrica de curtumes deu lugar a um restaurante de sucesso na zona da Figueira da Foz.

Uma fábrica que transformava as peles em curtumes, construída no final do século XIX foi, em 1920, adquirida por António Mendes Ferreira. Na década de 50, as dificuldades no negócio levaram o filho do proprietário a abrir uma Casa de Pasto, já que na altura se realizavam duas feiras mensais em frente da fábrica.

Entre os pratos confecionados nesses dias, para além da fressura, das febras grelhadas e do bacalhau frito passado por ovo, o mais consumido, elogiado e apreciado era a dobrada com feijão branco. O ‘Peleiro’ passava, assim, da parte exterior dos bovinos (a pele para os curtumes) para as apreciadas vísceras conhecidas como dobrada.
Uma década depois, as instalações cresceram e foram acrescentados novos pratos na ementa, como uma sopa caseira, à base de feijão, carne e enchidos, hoje mais conhecida por sopa da pedra e o cabrito assado no forno, que ainda fazem parte das especialidades deste restaurante.

Desde 1982 que ‘O Peleiro’, na Vila de Paião, a poucos quilómetros da Figueira da Foz, a sul do rio Mondego é gerido por uma sociedade familiar e oferece atualmente duas salas de refeição com capacidade para 125 pessoas cada, uma sala ‘Executive’ destinada a pequenos grupos com 24 lugares e um salão de festas com capacidade para 600 pessoas.

Os prémios que tem vindo a receber e o crescimento das infraestruturas para responder à procura atestam o sucesso deste restaurante que, para além de uma excelente carta de vinhos selecionados e apresentados por regiões, conta entre as iguarias mais elogiadas:

Sopa da Pedra; Espetada de Lulas; Peixe Grelhado (diversas espécies); Gambas à Peleiro; Espetada de Tamboril; Bacalhau Conventual; Espetada Mista (carne de vaca e porco); Espetada de Vitela; Cabrito no Forno; Espetada de Carne de Porco Preto; Costeleta de Novilho Grelhada e Pão-de-ló da Tia Virgínia.

Largo do Alvideiro, em Paião
Tel. 233 940 120
(tem página no Facebook)