//‘Pela Boca entra a Literatura’

‘Pela Boca entra a Literatura’

Mostra gastronómica inspira-se nos livros para um fim-de-semana que evoca vários autores/iguarias.

A 1.ª Mostra Gastronómica Literária promovida pelo Município de Palmela acontece de 17 a 19 de setembro e, ao longo de três dias será possível experimentar entradas, pratos principais e sobremesas, referidos em livros ou preparados em homenagem a estes onde a gastronomia e a literatura se encontram à mesa.

A iniciativa “Pela boca entra a literatura” insere-se no programa municipal ‘Palmela – Experiências com Sabor!’ e acontecerá nos estabelecimentos aderentes da vila de Palmela. O objetivo é degustar alguns pratos que também encontramos em referências literárias, cujos livros e autores estão identificados na Mostra.

Entre as várias propostas apresentadas podemos encontrar iguarias referidas em obras como ‘A Cidade e as Serras’ de Eça de Queiroz; ‘A Viragem Decisiva’ de Andrea Camilleri; ‘A Guerra dos Tronos’ de George R.R. Martin; ‘O Fim da Aventura’ Graham Greene; ‘O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa As Crónicas de Nárnia’ de C.S. Lewis; ‘A Campânula de Vidro’ de Sylvia Plath ou ‘O Pintassilgo’ de Donna Tartt, entre muitas outras cuja descrição poderá encontrar no link no final da página.

A Literatura portuguesa, evidentemente, também está representada, destacando-se uma grande prevalência do sabor na ficção romântica. Os apaixonados por Eça de Queirós poderão pensar nas notas gastronómicas presentes nas obras do escritor e em como as referências culinárias também se encontram em força no seu romance ‘A cidade e as Serras’, um dos mais célebres textos da literatura portuguesa com referências à alimentação, e, em especial, à valorização de usos e produtos regionais, onde o autor menciona diversos pratos típicos portugueses, deixando o leitor com água na boca. E é mesmo com o objetivo de recordar esta ligação e representatividade que esta iniciativa procura trazer de uma forma criativa todo um imaginário literário para a mesa dos restaurantes aderentes.

Tomemos como exemplo os pratos apresentados pelo restaurante 3ª Geração, que se inspirou nos livros de Eça de Queirós e Andrea Camilleri, apresentando um prato de carne preparado com coelho em homenagem ao delicioso coelho à caçadora preparado por Adelina no livro ‘A Viragem Decisiva’ para o guloso inspetor Montalbano, e como o personagem desta narrativa também nunca dispensa um bom peixe, chegando mesmo a “empanturrar-se com duas doses de peixe grelhado, uma atrás da outra”, o restaurante também sugere peixe grelhado. A sobremesa, o arroz doce, é igualmente inspirada num autor de renome para a literatura, mas desta vez portuguesa, Eça de Queirós. Esta sugestão faz referência ao livro ‘A cidade e as Serras’, onde Jacinto recorda “a larga travessa de arroz-doce, com as iniciais de Jacinto e a data ditosa em canela, à moda amável da nossa meiga terra” que não comia “desde a morte da avó.”. A dor e a delícia dos sentimentos, a escassez e a abundância são transmitidas através do alimento com suave requinte na obra deste escritor.

Saiba mais sobre os menus e títulos em destaque:

https://www.cm-palmela.pt/cmpalmela/uploads/writer_file/document/15437/mostra_gastronomica.pdf