//‘Peixe em Lisboa’ está de regresso

‘Peixe em Lisboa’ está de regresso

O evento dedicado à gastronomia de mar regressa ao Pavilhão Carlos Lopes, de 4 a 14 e abril.

Na 12.ª edição do Peixe em Lisboa, o Mercado Gourmet passará para as galerias do Pavilhão Carlos Lopes e o auditório, onde vários chefes nacionais e internacionais farão várias apresentações, ficará integrado no espaço onde estão os restaurantes. A programação prevê muitas estrelas (Michelin) com a presença de chefes de cozinha internacionais e nacionais

Além das apresentações no auditório, o Peixe em Lisboa 2019 terá, como habitual, dez restaurantes da região de Lisboa que funcionam em permanência, do meio-dia à meia-noite, com pratos à base de peixes e mariscos portugueses, com preços que, na maioria, variam entre os quatro e os dez euros.

O Concurso de Pataniscas (dia 8 de abril) volta a eleger as melhores pataniscas cozinhadas à moda lisboeta. Trata-se de uma prova cega perante um júri, que avalia e pontua as pataniscas, tendo em conta características como o “Aspeto”, o “Sabor e consistência do interior”, a “Ausência de gorduras” e o “Sabor global”. O já habitual concurso “O Melhor Pastel de Nata” ocorre dia 10 de abril e irá avaliar, o aspeto e a textura da massa folhada e o sabor do creme de pastéis de nata de 12 estabelecimentos da Região de Lisboa.
Ao longo de todos os dias do evento estão ainda previstas tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking.

Em colaboração com a Ciência Viva e a Docapesca decorrem sessões dedicadas à aquacultura, com apresentação de receitas e provas cegas, pesca sustentável e consumo de espécies que não correm riscos de extinção, com destaque para o carapau.

Este ano, o Mercado Gourmet está localizado nas Galerias do Pavilhão Carlos Lopes e aqui os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco. O auditório para as apresentações dos chefes e outras atividades estará localizado no espaço dos restaurantes, permitindo uma maior proximidade com o público.
Será criada uma grande esplanada exterior, permitindo que os visitantes usufruam do espaço envolvente enquanto degustam o melhor da gastronomia do mar

O Peixe em Lisboa é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events.