//Pastel de Tentúgal é ‘cinco estrelas’
pastel de tentúgal

Pastel de Tentúgal é ‘cinco estrelas’

O Pastel de Tentúgal voltou a receber o ´Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022’, na categoria de doçaria regional.

A 5ª edição deste prémio contou com a participação de 425 mil consumidores que selecionaram 114 ícones nacionais e 112 empresas para serem premiados, entre os quais, o Pastel de Tentúgal.

“A conquista do Prémio Cinco Estrelas é mais um reconhecimento da excelência do Pastel de Tentúgal e da doçaria conventual e tradicional do concelho de Montemor-o-Velho”, elogiou Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

O Pastel de Tentúgal é um produto classificado com Indicação Geográfica Protegida (IGP) devido às características únicas no seu processamento. A massa, constituída apenas por água e farinha de trigo, é esticada numa sala até se obter uma espessura entre 0,06 e 0,15 mm, sendo então cortada em círculos e recheada com doce de ovos, e com o auxílio de uma pena, é pincelada com manteiga e vai ao forno. O resultado é um doce singular, de aspeto, consistência e sabor únicos.

É um dos doces que consta no receituário de Coimbra “Região Europeia da Gastronomia 2021” e foi um dos finalistas do concurso “Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa” em 2011.

Tem origem no Convento da Nossa Senhora da Natividade pelas irmãs da Ordem Carmelita que lá habitaram entre 1565 e 1898.

O seu método de fabrico artesanal, tem sido transmitido através das gerações, executado apenas por mulheres. Tem desempenhado um papel importante na economia local, através do seu fabrico e comercialização.

Para além de ser um delicioso embaixador da doçaria nacional, o Pastel de Tentúgal, IGP, é um motor de desenvolvimento da região, constituindo-se como um enorme motivo de orgulho para todos nós”, salientou Célia Craveiro, na cerimónia de entrega dos prémios que se realizou em Reguengos de Monsaraz, no dia 2 de junho.

Pode conhecer a receita aqui: https://tastecoimbraregion.pt/pt/gastronomia/receitas/pastel-de-tentgal-igp

 

Imagem: CM Montemor