O Pão de Ló de Margaride passou a ser uma marca coletiva e quer obter a ‘Indicação Geográfica Protegida’ (IGP).
O fabrico do Pão de Ló ou pão leve, em Margaride, tem mais de três séculos. O da casa de Leonor Rosa da Silva, a casa mais antiga ainda hoje aberta, tem um século e meio.
O registo como marca nasce da importância cultural deste doce, quer ao nível da sua história, quer pelo que representa na vida dos felgueirenses e visitantes. O Pão de Ló de Margaride constitui-se também como um elo de ligação com o estrangeiro, como forma de levar Portugal até aos emigrantes.
Trata-se de um produto regional, de produção artesanal, carregado de sabor e de história produzido no Concelho de Felgueiras, com caraterísticas únicas.
O tradicional doce muito leve, redondo, com um buraco ao centro, envolvido no papel em que foi cozido e deve ser tradicionalmente partido e comido à mão, é agora uma marca coletiva.
De marca coletiva a Produto Regional Certificado
O objetivo principal do processo é a criação de marca coletiva e obter a ‘Indicação Geográfica Protegida’ do produto, que reconheça ao Pão de Ló de Margaride e o seu caráter tradicional e genuíno, tendo em vista a sua comercialização em mercados externos.
O processo de certificação do Pão de Ló de Margaride, abrange todo o concelho de Felgueiras, e respeita um conjunto de normas relacionadas com o respeito pelo receituário tradicional, métodos de fabrico e embalagem e definição dos ingredientes, entre outros aspetos.
Este processo deverá permitir às empresas do setor acelerar o processo de modernização e exportação do seu produto, iniciado há alguns anos. Do ponto de vista dos consumidores, representará uma garantia de que o produto certificado cumpre todas as exigências de fabrico e qualidade.
A cor é amarelo-ouro no interior e amarelo-torrada por cima e apresenta uma textura muito suave. Os ingredientes são ovos, açúcar e farinha.
O Pão de ló de Margaride tem site: www.paodelodemargaride-felgueiras.pt e está também no Facebook e Instagram.
You must be logged in to post a comment.