//Palmela: Vindimas, Vinho e Gastronomia

Palmela: Vindimas, Vinho e Gastronomia

Festa das Vindimas, fins-de-semana Gastronómicos e entrega de prémios do concurso ‘Cidades do Vinho’.

Palmela assinala a época das vindimas entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, na 57.ª edição da Festa das Vindimas, uma organização da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio do Município de Palmela, este ano dedicada aos 10 anos da Cidade do Vinho.

A 28 de agosto, no Cineteatro S. João, será coroada uma nova rainha que, no dia seguinte, após o corte simbólico do cacho de uvas, dará início à 57.ª edição da Festa das Vindimas.

Ao longo dos seis dias do certame, Palmela volta a viver alguns dos seus momentos mais emblemáticos, como os Cortejos dos Camponeses e das Vindimas e a Pisa da Uva e Bênção do Primeiro Mosto, com o aguardado anúncio do grau esperado para a colheita de 2019.

Destaque, também, para a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Internacional das Cidades do Vinho, no dia 1 de setembro.

Programa em: www.festadasvindimas.pt e www.facebook.com/festadasvindimas.

Fins de Semana Gastronómicos dedicados ao Vinho de Palmela

Para além da possibilidade de provar, brindar e comprar vinhos nas mais de uma dezena de stands de empresas da região instaladas no recinto das Festas das Vindimas, os próximos Fins-de-Semana Gastronómicos promovidos pelo município, são dedicados aos vinhos de Palmela.

Trata-se de uma iniciativa integrada no programa de promoção gastronómica ‘Palmela – Experiências com Sabor!’, a decorrer nos dias 30 de agosto a 1 de setembro e 6 a 8 de setembro.

Os 16 estabelecimentos de restauração aderentes, de todas as freguesias do concelho, vão apresentar propostas gastronómicas confecionadas com Vinho de Palmela (tinto, branco, rosé, espumante e Moscatel de Setúbal), desde pratos principais a bebidas e sobremesas.

Promovidos pela Câmara Municipal e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal, os Fins-de-Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela realizam-se por ocasião da Festa das Vindimas, que coincide com o primeiro fim-de-semana deste evento gastronómico.

Ementas e estabelecimentos aderentes em:
https://www.cm-palmela.pt/pages/1717?news_id=6149

Palmela – território vinhateiro mais premiado nas Cidades do Vinho

À semelhança de 2018 e de anos anteriores, Palmela voltou a ser o Município português mais premiado no Concurso Internacional das Cidades do Vinho, com as nossas adegas a arrecadarem 21 medalhas. A 18.ª edição do certame, anteriormente designado como “La Selezione del Sindaco”, decorreu entre 30 de maio e 2 de junho, em Frascati, Castelli Romani, na Itália, e entre as 32 Medalhas de Grande Ouro atribuídas internacionalmente (11 para Portugal), 4 vieram para empresas do concelho de Palmela.

A Casa Ermelinda Freitas conquistou 12 medalhas – uma de Grande Ouro e 11 de Ouro – e coube ao seu Moscatel Roxo Superior 2010 a honra de ser o vinho mais premiado do Concurso, com 94 pontos. Um excelente resultado, também, para a Adega Cooperativa de Palmela, com uma medalha de Grande Ouro e 4 de Ouro. A Adega Camolas e a Venâncio da Costa Lima conquistaram uma Medalha de Grande Ouro e a Herdade de Pegos Claros e a JBFreitas Vinhos receberam uma medalha de Ouro.

No total, 23 municípios trouxeram para Portugal 93 medalhas, consolidando, cada vez mais, o merecido lugar de destaque dos vinhos portugueses nos certames internacionais e demonstrando que a sua qualidade está ao nível dos melhores do mundo.

Organizado pela Associação Italiana Città del Vino, pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho e pela Iter Vitis, este é um concurso especial, já que se trata do único, a nível mundial, em que municípios e produtores concorrem em parceria. Esta colaboração contribui para a promoção integrada dos territórios vinhateiros, onde os produtos surgem associados a um conjunto de valores endógenos e patrimoniais, numa perspetiva enoturística de complementaridade.