//Palmela foi o município português mais premiado em Itália

Palmela foi o município português mais premiado em Itália

No concurso ‘La Selezione del Sindaco’ os vinhos deste concelho conquistaram 22 medalhas das 110 atribuídas a Portugal.

N a 17.ª edição do concurso internacional ‘La Selezione del Sindaco’ (a Seleção do Presidente da Câmara), que decorreu na Enoteca Regional de Canelli, em Asti, Itália, das 110 medalhas atribuídas a Portugal, os produtores do município de Palmela arrecadaram 22, tendo repetido o feito de ser o mais premiado entre todos os municípios portugueses a concurso.

O destaque vai para a Casa Ermelinda Freitas, que conquistou 14 das 22 medalhas – 3 de bronze, 10 de prata e uma de ouro para o seu Moscatel de Setúbal 100%. A distinção com ouro coube, também, à empresa Xavier Santana Sucessores Lda. e à Adega Cooperativa de Palmela.

As restantes medalhas de prata foram atribuídas às empresas Venâncio da Costa Lima, SIVIPA, Adega Cooperativa de Palmela, JB Freitas e Marcolino Freitas & Filho, com a SIVIPA a conquistar, também, uma medalha de bronze.

Península de Setúbal com 44 prémios

O concurso italiano atribuiu aos produtores da região vitivinícola da Península de Setúbal 44 dos 110 prémios atribuídos a Portugal (Palmela 22, Montijo 21, Setúbal 1).

Organizado pela Associação Italiana Città del Vino, pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho e pela Iter Vitis, La Selezione del Sindaco é um concurso de vinhos de características especiais, assente na participação conjunta dos produtores e dos municípios onde estão inseridos. Esta parceria entre órgãos públicos e empresas privadas contribui para a consolidação de políticas de promoção dos vinhos e dos seus territórios de origem.