//Palmela – Fins de Semana Gastronómicos da Fruta
fruta

Palmela – Fins de Semana Gastronómicos da Fruta

Os sabores frescos da Fruta de Palmela adoçam as ementas de 24 estabelecimentos de restauração do concelho.

De 15 a 17 e de 22 a 24 de julho, a Fruta de Palmela dá cor e sabor à próxima edição dos Fins de Semana Gastronómicos, que vai decorrer em 24 estabelecimentos de restauração do concelho.

A típica Maçã Riscadinha estará em destaque nas ementas, mas também será possível saborear diversas entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas confecionados utilizando outros frutos, como laranja, noz, pêssego, figo, manga, morango ou maracujá.

Os 24 estabelecimentos de restauração aderentes irão apresentar propostas, das mais tradicionais às mais modernas, onde a fruta de Palmela será rainha: desde lombo de porco assado com maçã, salada de meloa com presunto e rúcula e risotto de salmão fumado e Maçã Riscadinha, empadão de perdiz com puré de Maçã Riscadinha, torta de laranja, gelado de Maçã Riscadinha, Pastel de Nata de Maçã Riscadinha, hambúrguer especial com pêssego caramelizado atá sangria de Moscatel com Maçã Riscadinha, estas ementas prometem ser uma verdadeira ode à fruta do concelho.

“A região de Palmela é reconhecidamente rica em hortofrutícolas e é no verão que a fruta é mais apetecível – sumarenta, colorida e cheia de sabor”, realça a câmara municipal em comunicado.

Para acompanhar estas ementas cheias de frescura, os visitantes poderão também deliciar o paladar com os ótimos vinhos da região, os tintos, brancos e o moscatel, de qualidade certificada e aroma inconfundível. Desde os tempos mais remotos que se pratica a cultura da vinha, por a região reunir as condições adequadas de solo e clima para a produção de grande variedade de vinhos.

A sua fama deve-se à gama de castas existentes, predominando nas tintas o tradicional castelão enquanto que, nas brancas, se destacam Fernão Pires e Moscatel.

Os Fins de Semana Gastronómicos da Fruta de Palmela integram o calendário anual do programa ‘Palmela – Experiências com Sabor!’, promovido pelo Município e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.