//Palmela e o Vinho
palmela

Palmela e o Vinho

Das muralhas do Castelo de Palmela percebe-se a proximidade a Lisboa e testemunha-se a influência marítima e a zona de relevo da Serra, contrastando com a plenitude das areias de um mundo rural vivo e dinâmico.

 

Concelho

Fica situado a 40km de Lisboa, com 462 km2 de área e cerca de 62.831 habitantes.

 

Região

Está inserido na Região Vitivinícola da Península de Setúbal, cuja CVR  tem agora sede em Setúbal, assim como a sede da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Integra a região demarcada do Moscatel de Setúbal, vinho licoroso ex-libris da região.

 

Vinho

Palmela tem cerca 6.600 ha de área dedicada à vinha. A vitivinicultura e a cultura do vinho estiveram sempre presentes na vida e na história da população deste território.

O foral de Palmela, atribuído por D. Afonso Henriques, já mencionava a vinha e o vinho. Palmela assume-se como protagonista na revolução do setor, que posicionou a região a conquistar relevante quota de mercado.

A aposta na qualidade e certificação atinge 65% do vinho produzido no concelho e, atualmente, cerca de 35% do vinho produzido destina-se à exportação.

Com cerca de 80% da vinha da região e 58% da produção da região, Palmela tem na vitivinicultura a atividade económica principal e a mais dinâmica do seu mundo rural.

Com cerca de um milhar de vinificadores e viticultores, Palmela tem cerca de 600 explorações agrícolas dedicadas a este setor, com registo de investimentos de milhões de euros na reestruturação da vinha e na qualificação das adegas, o que permitiu diversificar o perfil dos vinhos e aumentar a capacidade de produção em 20%.

A denominação ‘Setúbal’ está reservada para os vinhos Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo. Nos vinhos tintos de ‘Palmela’ predomina a casta Castelão. Nas castas brancas destacam-se o Arinto e Fernão Pires e também o Moscatel de Alexandria.

 

Gastronomia

Ao nível gastronómico destaque para a típica ‘Sopa Caramela’, as ‘Favas à Palmeloa’ ou o ‘Coelho com feijão’. Palmela produz as deliciosas Maças Riscadinhas DOP.

 

Oferta Enoturística

 

Casa Mãe da Rota de Vinhos

No coração da Vila de Palmela é obrigatória a visita à Loja de Vinhos e produtos regionais, onde pode degustar o melhor da região e recolher informação sobre o que visitar.

 

Visita às Adegas

Descubra as adegas preparadas para o receber, com ofertas distintas e contacto com o enólogo e produtor.

 

Cruzeiros Enoturísticos

Mais conhecidos por Wine Sunset Party, estes cruzeiros, no estuário do Sado, oferecem provas de vinhos comentadas pelos enólogos das adegas e degustação de produtos regionais.

 

Sons do Vinho

Adegas com estórias e cheiro a mosto, contadas com sonoridades que despertam os sentidos para experiências vínicas e gastronómicas.

 

Vindimar em Palmela

Programa de experiências em várias adegas do concelho onde poderá, no período das vindimas, vivenciar a pisa a pé, a merenda nos vinhedos e a alegria da Adiafa.

 

Rotas do Sado e Vindimas em Fernando Pó

Viagem de comboio de Lisboa até Fernando Pó, num programa especial que inclui visita a três adegas, percurso nas vinhas e degustação de vinhos da região das areias de Palmela.

 

Palmela – Experiências com Sabor!

Programa anual de fins de semana gastronómicos e jantares vínicos, através do qual pode experimentar os sabores genuínos e inovar com as novas receitas dos nossos restaurantes. Realização de Workshop’s, Show Cooking’s e Concursos Gastronómicos.

 

Feiras e Eventos

 

Festa das Vindimas

Setembro. Grande festa popular que reúne, em Palmela, os agentes económicos e as associações culturais, numa celebração da tradição vitivinícola.

 

Festival do Queijo, Pão e Vinho

Março. Certame de promoção e venda dos produtos locais de qualidade com destaque para o queijo de ovelha e o queijo de Azeitão DOP.

 

Mostra de Vinhos Em Fernando Pó

Maio. Encontro dos produtores de vinho de Poceirão e Marateca marcado pela autenticidade.

 

Palmela Wine Jazz

Julho. O vinho, com as adegas e seus enólogos, acompanhado pelo Jazz no cenário deslumbrante do Castelo de Palmela.

 

Festival do Moscatel

Evento bienal, que ocorre em novembro. Produto único do mundo, ex-libris da região pela excelência da qualidade, é pretexto para o encontro dos produtores e consumidores num programa de provas e harmonizações.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV