//Palha de Abrantes, Tigeladas e outras doçarias

Palha de Abrantes, Tigeladas e outras doçarias

A 17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional decorre, em Abrantes, de 26 a 28 de outubro.

Está garantida a presença de três dezenas de doceiros a representar as iguarias de 11 distritos portugueses. Como novidades, um licor de especiarias da Índia, que conjuga vários produtos da época dos Descobrimentos portugueses, feito por um expositor de Sardoal. Também a remeter para um Portugal de outrora, mas com paladares a transpor para o século XVIII são os doces baseados em receitas dos antigos Conventos de Lisboa. Outra das estreias são os bombons de figo preto trazidos por uma doceira de Torres Novas, cuja missão é a de preservar a cultura desta variedade do fruto.

Além da reunião dos ícones nacionais, em que a Palha de Abrantes, a Tigelada e as Broas Fervidas de mel e noz são as anfitriãs, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional não se cinge apenas a esta grande mostra de doçaria, mel, compotas e licores. Junta, ainda, uma panóplia de atividades gratuitas que são dirigidas para toda a família como: oficinas de doçaria, animação infantil, música e atividades desportivas.

O certame mais doce do ano, tem procurado ao longo das 17 edições dar a conhecer a doçaria tradicional do Ribatejo Interior, colocando as afamadas Palhas de Abrantes, Tigeladas, Broas Fervidas e Queijinhos do Céu junto de outros ícones portugueses que este ano estão a representar pelas localidades de Felgueiras, Vila Real, Amarante, Lamego, Ovar, Aveiro, Tentúgal, Sertã, Alcobaça, Caldas da Rainha, Torres Novas, Ponte de Sôr, Lisboa, Évora, Reguengos de Monsaraz e da ilha de S. Miguel, nos Açores.

Saiba mais em:

www.tagus-ri.pt

e www.cm-abrantes.pt