//Ovelhas para ‘adoção’

Ovelhas para ‘adoção’

Tradicional produtora de leite para o queijo de Azeitão em perigo de extinção.

A ovelha Saloia é uma raça ovina autóctone explorada em Portugal, com o seu solar na região de Lisboa e Península de Setúbal, com nítida vocação leiteira, cujo objetivo principal é a produção de leite, destinado parcialmente ao fabrico do Queijo de Azeitão.

E é precisamente para evitar a extinção desta raça que continua a decorrer um projeto de apadrinhamento denominado ‘Adote uma Saloia’, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos da Serra da Arrábida.
Com esta iniciativa, empresas e população estão a ser incentivadas a ajudar a preservar a Ovelha Saloia, presente, durante muito tempo, nos campos da região e responsável pela produção de leite de qualidade, que levou à certificação do Queijo de Azeitão. No entanto, há alguns anos, começou a ser trocada por raças de outros países, com produções leiteiras superiores, em resposta à crescente procura de leite na Península de Setúbal.

 

 

O projeto é constituído por um pequeno rebanho, com cerca de 20 animais, que já faz parte do espólio do Museu do Ovelheiro, em Quinta do Anjo, proporcionando às/aos visitantes o contacto com os animais e demonstrações de tosquia e ordenha. Mas para que este projeto seja sustentável, apela-se agora à colaboração de toda a comunidade!

Sublinhe-se que não está em perigo a produção futura do queijo de Azeitão, mas é incontestável o interesse cultural em manter um pequeno rebanho da raça que ao longo dos tempos contribuiu para a afirmação deste produto regional.

Recorde-se ainda que a ARCOLSA promove anualmente em abril, em conjunto com o município de Palmela, o ‘Festival Queijo, Pão e Vinho’ onde para além do queijo de Azeitão DOP, outros queijos da região como o que é conhecido como queijo ‘amanteigado’ e também a manteiga de ovelha, os vinhos e o pão constituem motivo de deslocação de largos milhares de pessoas ao recinto onde se encontra o já referido Museu do Ovelheiro.

A pandemia obrigou a cancelar a edição do certame em 2020 e, pela mesma razão, não deverá realizar-se a edição prevista para o início do próximo mês de abril.

 

VEJA TAMBÉM o artigo sobre o ‘Queijo de Azeitão DOP’