//‘Ouro’ para Pickles e Compotas

‘Ouro’ para Pickles e Compotas

A empresa ‘Alquimia dos Sabores’ conquistou Medalhas de Ouro nos diversos concursos realizados na Feira Nacional de Agricultura.

As provas que têm como objetivo colocar em destaque os produtos portugueses, decorreram no âmbito da Feira Nacional de Agricultura e do Salão ‘Prazer de Provar’ e têm como parceiros a QUALIFICA/ oriGIn Portugal.

A empresa ‘Alquimia dos Sabores’ sediada no concelho de Palmela foi, mais uma vez, premiada nos vários concursos onde participou, tendo sido distinguida com:

– Medalha de Ouro, com o produto Pickles Doces, no 1.º Concurso Nacional de Entradas e Petiscos Tradicionais Portugueses, com a distinção ‘Melhor dos Melhores’;

– Medalha de Ouro, com o produto Compota de Malagueta, no 7.º Concurso Nacional de Condimentos, obtendo igualmente a distinção Melhor dos Melhores’;

– Medalhas de Ouro, com os produtos Pickles Doces e Compota de Malagueta, com a distinção de ‘Melhor dos Melhores’ para os Pickles Doces, no 8.º Concurso Nacional de Condimentos Tradicionais Portugueses;

– Medalhas de Ouro, com os produtos Compota de Malagueta e Pickles Doces, no 9.º Concurso Nacional de Condimentos.

A Câmara Municipal de Palmela “saúda a ‘Alquimia dos Sabores’, distinguida nos vários concursos, pelo reconhecido trabalho de qualidade que tem vindo a desenvolver na sua área de intervenção e na afirmação e reconhecimento da qualidade dos produtos da região de Palmela”.

 

Sobre a ‘Alquimia dos Sabores’

A Alquimia dos Sabores é uma empresa familiar que nasceu da tradição de aproveitar excedentes de fruta através da confeção de doces para consumo próprio e para oferta a familiares e amigos.

Em 2003 os elementos da família fixaram-se na região de Palmela, dedicando-se ao cultivo e criação de tudo o que necessitavam para a sua alimentação, nunca perdendo ao longo do tempo a tradição de produzir doces para aproveitar a fruta que não se consumia.

Tudo mudou num ano de grande produção de courgette em que abraçaram o desafio de aproveitar também os vegetais em excesso, transformando-os em doces que se tornaram na sua grande aposta para entrar no mercado.

Neste projeto procuram controlar todas as fases do processo, desde a produção das frutas e legumes de forma biológica, até à confeção através de técnicas artesanais.

Foram nascendo novas combinações de texturas e sabores que levaram ao nascimento em 2011 da marca ‘Alquimia dos Sabores’, totalmente dedicada à produção de compotas e geleias com recurso a matérias-primas diferentes como flores e ervas aromáticas e também à criação de combinações improváveis de frutas e legumes. O método de preparação é tradicional e tem-se mantido inalterado durante séculos, mudando apenas as combinações de sabores, texturas e consistências.

A ‘Alquimia dos Sabores’ integra a plataforma SmartFarmer, negócio social da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, cujo principal objetivo passa por dar maior visibilidade aos pequenos e médios produtores nacionais e aos pequenos negócios, e alguns dos seus produtos podem ser encontrados aqui: https://smartfarmer.pt/produtor/alquimia-dos-sabores/

 

Imagem: Alquimia dos Sabores