//Otimismo para a retoma do Enoturismo

Otimismo para a retoma do Enoturismo

Debate internacional online revelou expetativas positivas para a retoma das atividades de enoturismo.

A terceira edição das ‘Conversas de Baco’ promovidas às sextas-feiras pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a ARVP – Associação das Rotas de Vinho de Portugal reuniu um conjunto de profissionais de várias nacionalidades, direta e indiretamente ligados à atividade turística com motivação vitivinícola.

Foi na passada sexta-feira dia 19 de fevereiro e a opinião geral é que a procura vai disparar, numa primeira fase com deslocações de curta e média distância com destino a territórios com baixa densidade populacional, que ofereçam um sentimento de segurança e permitam o contacto com a natureza que é desejado pelas populações urbanas, cansadas de confinamento.

Os participantes que fizeram as suas intervenções desde Itália, Israel, Espanha, Brasil, Uruguai e Portugal, trocaram informações sobre a situação em cada país e a forma como entendem que a atividade vai desenvolver-se, sobretudo tendo em conta as novas ferramentas de comunicação digital que, mais ou menos forçadas, chegaram para ficar.

A recente criação, em Torres Vedras, da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo (que substituiu a AENOTUR) e a 5ª Conferência Mundial de Enoturismo, que decorrerá no próximo mês de setembro em Reguengos de Monsaraz, foram o mote para esta emissão online transmitida através da página de facebook ‘Municípios do Vinho’.

A Conferência Mundial de Enoturismo, promovida pela Organização Mundial de Turismo, é o tema aborado no final da emissão pelo presidente do municipio alentejano anfitrião. José Calixto aborda igualmente nesta intervenção, algumas decisões da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, a que preside.

Para conhecer as declarações dos participantes, de que indicamos o momento de inicio da intervenção de cada um (Time Code), assista à emissão a que se poderá aceder através do link:

https://www.facebook.com/ampvinho/videos/436724434307637

09′.00 – Amilcar Malhó, jornalista, dá início à emisão.11.35 – José Arruda, presidente da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo e Secretário-Geral da AMPV.
16′.35 – Ivane Favero, ex-presidente da AENOTUR/AMETUR e especialista brasileira em Enoturismo.
21′.45 – Manuel Romero da empresa ‘Dinamiza’ gestora das Rotas de Vinhos de Espanha.
27′.50 – Emnuela Pank – Iter Vitis – Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa, classificada como Itinerário Cultural do Conselho Europeu.
32′.00 – Paolo Corbini Diretor-Geral da Associação Italiana Città Del Vino
40′.00 – Wilson Torre, profissional da área do Enoturismo no Uruguai
44′.00 – Rogério Rushel, jornalista, escritor e ‘Bloguer’ brasileiro na área do vinho e do Enoturismo.
52′.00 – Augusto Ramos – Coordenador da plataforma ibérica de enoturismo, Inventrip.
59′.00 – Ana Umbelino – Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Seguiu-se uma segunda ‘ronda’ para esclarecimentos e a sessão terminou com a intervenção de:
1.27′.00 – José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, onde decorrerá a 5ª Conferência Mundial de Enoturismo e presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho.