//Os tomates do Douro

Os tomates do Douro

São ‘Coração de Boi’ e merecem um concurso que tem a 23 de agosto, a sua quarta edição.

O objetivo é, como são afinal todos os concursos, escolher o melhor. Mas como disseram ao ‘Vida Extra’ do Expresso os promotores da iniciativa, há que “mostrar a qualidade superior desta iguaria carnuda, suculenta e de sabor único”.

E é por essa razão que no dia 23 de agosto decorre na Quinta do Ventozelo, em Ervedosa do Douro, mais uma edição do concurso Tomate Coração de Boi do Douro, com a presença de chefes de cozinha, enólogos e jornalistas, entre outros apreciadores e especialistas, para eleger os melhores exemplares desta temporada. Este ano, marcará presença também, na qualidade de convidada de hora, a gastrónoma Maria de Lourdes Modesto.

Neste dia 23, pelas 18.30, será conhecido o vencedor e inicia-se a preparação do jantar com sabores da região, no qual poderão participar produtores e visitantes.

No dia seguinte, 24 de agosto, a partir das 16.30, realiza-se uma prova de tomate na aldeia de Arroios, em Vila Real, onde para além de saborear será possível comprar o famoso coração de boi de vários pequenos produtores do Douro.

Durante todo o mês de agosto vários restaurantes da região incluem na ementa pratos que tiram partido da textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes.

Na página do facebook ‘Tomate Coração de Boi do Douro’ pode ler-se:

“O Concurso Tomate Coração de Boi do Douro surgiu de conversas entre três amigos, um produtor de vinhos, Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto, um jornalista, Edgardo Pacheco, e uma ex-jornalista, Celeste Pereira, da empresa de comunicação Greengrape. Apreciadores sem notas de rodapé do tomate que se produz nas hortas das quintas do Douro, quiseram dar-lhe a merecida notoriedade e meteram mãos na organização de um concurso que é uma homenagem ao fruto suculento e carnudo e à perseverança de todos o que teimam em manter as hortas de quinta no Douro”.

Foto: Facebook – Tomate Coração de Boi do Douro