//Os 5 Geoparques Portugueses
os cinco goparques portugueses

Os 5 Geoparques Portugueses

Um Geoparque é uma área territorial com limites claramente definidos, que inclui um notável património geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Cada Geoparque deve possuir um determinado conjunto de sítios de importância internacional, nacional e/ou regional, que permitam contar e aprender a história geológica da região, os geossítios. Um geoparque deve também dar destaque à proteção e divulgação dos valores arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais da região.

Esta estratégia de desenvolvimento sustentável assenta em três componentes principais: a geoconservação, a educação e o geoturismo. A geoconservação tem como objetivo salvaguardar o património geológico da região; a educação pretende promover o estudo das geociências junto das escolas e do público em geral; e o geoturismo estimular a criação de atividades económicas suportadas na geodiversidade da região, envolvendo a comunidade local.

Em Portugal, esta distinção foi atribuída aos Geoparques Naturtejo e Estrela no Centro de Portugal, Arouca e Terras de Cavaleiros na área do Porto e Norte e às ilhas dos Açores no oceano Atlântico. Todos estes territórios têm características muito diferentes, mas em comum têm a preocupação com a conservação e proteção dos valores naturais e culturais, bem como promoção do desenvolvimento sustentável envolvendo as comunidades locais.

O Geopark Naturtejo foi o primeiro em Portugal a obter esta classificação que reconhece a importância dos seus 17 geomonumentos como as imponentes Portas de Ródão que envolvem o Rio Tejo ou os icnofósseis de Penha Garcia. É também aqui que se situa o Parque Natural do Tejo Internacional, onde se podem observar 154 espécies de aves e praticar atividades como escalada, canoagem ou passeios pedestres e de btt. Numa visita a estas terras é imprescindível descobrir a sua herança cultural, bem patente nas aldeias históricas e do xisto.

geoparque naturtejo

Estrela Geopark

Não muito distante, fica o Estrela Geopark onde se encontra a montanha mais alta de Portugal Continental. Aqui, são visíveis as marcas da última glaciação em diversos locais como o Vale Glaciário do Zêzere ou a Lagoa Comprida. Na sua visita, poderá seguir os trilhos marcados no terreno que o levam a miradouros com vistas arrebatadoras, de onde pode apreciar as lagoas, as rochas moldadas pela natureza ou a riqueza da flora e fauna. Destaque também para o património cultural nas aldeias, nos castelos ou nas marcas da religiosidade, que para além dos muitos templos católicos, inclui uma forte presença judaica mais evidente em Belmonte.

Arouca Geopark

Um pouco mais a norte, no Arouca Geopark poderá descobrir 41 geosítios com características singulares, de que se destacam as Pedras parideiras de Castanheira ou os Trilobites gigantes de Canelas. Este território montanhoso, cujos pontos mais altos estão nas Serras da Freita e de Montemuro, é atravessado por rios com excelentes condições para o canyonning, canoagem ou o rafting, que tem nos rápidos do Paiva um dos melhores locais de prática em Portugal. Outras visitas obrigatórias são a queda de água da Frecha da Misarela e os Passadiços do Paiva, que atravessam o geoparque ao longo de 8 kms, sendo uma excelente forma de o apreciar.

Geopark Terras de Cavaleiros

No Nordeste Transmontano, no Geopark Terras de Cavaleiros encontra cerca de 180 km de trilhos que o levam à descoberta de 42 geosítios de reconhecido valor científico e locais de grande beleza como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. A oferta de atividades é diversificada e inclui a observação de aves, a prática de btt, canoagem, kayak ou simplesmente o relax nas praias fluviais. Numa visita à região é também fundamental descobrir a riqueza da gastronomia e a originalidade das tradições, em que se destacam os Caretos de Podence que animam as festividades de inverno.

Geopark Açores

Em pleno oceano Atlântico, o Geopark Açores é único no mundo, já que dispõe de 121 geossítios dispersos pelas nove ilhas e pela zona marinha que as envolve, espelhando a vasta geodiversidade vulcânica do arquipélago. Cada uma das ilhas tem características específicas tendo em comum a beleza avassaladora de uma natureza inebriante. Vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, fajãs, escarpas, grutas e algares vulcânicos, integram a lista de riquezas geológicas da região que a majestosa montanha do Pico, de cone ainda intacto, parece proteger.

Cabazes de Natal SmartFarmer em parceira com os 5 Geoparques

Este ano os cabazes de Natal do SmartFarmer foram elaborados em parceria com os 5 geoparques portugueses que se encontram integrados na Rede Mundial da UNESCO e esta parceria resulta da partilha dos mesmos valores da agricultura sustentável, comércio solidário e trabalho de proximidade com a rede de parceiros. Estes cabazes inspiram-se nas rotas e percursos dos 5 Geoparques e o catálogo de natal promete ser uma verdadeira ode à tradição e ao saber-fazer local. Conheça os Cabazes de Natal SmartFarmer aqui: https://smartfarmer.pt/cat/cabazes/cabazes-festivos/