//Organismo de Enoturismo Mundial ’nasce’ em Portugal

Organismo de Enoturismo Mundial ’nasce’ em Portugal

Associação Mundial de Enoturismo vai ser constituída no dia 6 de novembro, em Torres Vedras.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho e celebra-se anualmente no segundo domingo de novembro, este ano, portanto, a 8 do presente mês.
Em 2016, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) parceira da Recevin na promoção e dinamização desta iniciativa em Portugal, propôs alargar o âmbito desta comemoração e, em parceria com a Aenotur, passou a promover o Dia Mundial do Enoturismo.
E é precisamente no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Enoturismo que no próximo dia 6 de novembro vai acontecer, em Torres Vedras, a escritura pública de constituição da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo.

A novel associação substitui a AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, entidade criada em 2014, atualmente com sede em Portugal e que é presidida desde 2019 por José Arruda, secretário-geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho. No mandato anterior, teve como presidente a brasileira Ivane Fávero, representante do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A anteceder este ato realiza-se uma vídeo-conferência para apresentação da AMETUR e da V Conferência Mundial de Enoturismo que terá lugar no próximo ano em Reguengos de Monsaraz. Esta vídeo-conferência contará com representantes de associações de enoturismo da Europa e da América Latina.

A videoconferência, tem início às 14.30 horas e será transmitida na plataforma ZOOM e na página de facebook Municipios do Vinho.

Dia Mundial do Enoturismo em Portugal
De Pinhel, município do distrito da Guarda eleito ‘Cidade do Vinho 2020/21’ que programou oferta de castanhas e vinho aos visitantes, ao concelho algarvio de Lagoa, passando pela Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, bem como a maioria dos mais de 90 municípios associados da AMPV, estavam a ser programadas atividades para assinalar esta data mas as medidas relacionadas com a pandemia levam a que um grande número destas iniciativas sejam alteradas ou nalguns casos mesmo canceladas, mantendo-se apenas algumas ações online, como é o caso da vídeo-conferência referida.