Pela primeira vez a oferta de carne de aves ultrapassou a dos suínos. Aumentou a oferta de pescado e houve uma redução das disponibilidades de todas as bebidas alcoólicas.
São informações relativas à Balança Alimentar Portuguesa (BAP), divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 2012 e 2016 e concluem que neste período, verificou-se “um aumento sustentado das disponibilidades de carne de animais de capoeira (16,1%), assim como das disponibilidades de carne de bovino (8,6%)”
A carne de animais de capoeira” passou “da segunda mais importante”, com 32,6% das disponibilidades médias em 2008-2011, para o primeiro lugar no quinquénio seguinte, com 36,7% (mais 4,1 pontos percentuais).
A oferta desta carne ultrapassou a de suíno que, no período 2012-2016, representou 31,5% das disponibilidades médias totais – menos 1,4 pontos percentuais (pp) face ao período anterior.
Quanto à oferta de pescado, os dados indicam que recuperou, entre 2014 e 2016, tendo aumentado 11,8% neste período.
Relativamente ao consumo de bebidas em Portugal, o INE refere que, em 2016, cada residente tinha disponível 580,3 mililitros por dia de bebidas não alcoólicas.
Já as quantidades diárias disponíveis de bebidas alcoólicas por habitante situaram-se, no ano passado, em 276,1 mililitros.
O estudo verificou uma redução das disponibilidades de todas as bebidas alcoólicas entre 2012 e 2016 relativamente à média das disponibilidades do período 2008-2011.
A cerveja continuou a ser a bebida alcoólica com maior quantidade disponível para consumo, correspondendo a 50,5% das quantidades totais disponíveis para consumo das bebidas alcoólicas em 2016.
A BAP destaca ainda que o Índice Adesão à Dieta Mediterrânica decresceu 4% entre 2012 e 2014. A partir de 2014 e até 2016, o índice aumentou 2,8%, revelando uma recuperação face ao padrão desta dieta.
Fonte: Lusa