//O ‘World of Wine’ recebe prémio raro de concurso de enoturismo
world of wine porto

O ‘World of Wine’ recebe prémio raro de concurso de enoturismo

O World of Wine conquistou uma ‘distinção rara’ da Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos, um ‘Special Achievement Award’ e A Quinta do Ventozelo foi também distinguida com um ‘Global Best Of Wine’.

O concurso ‘Best Of Wine Tourism 2022’, que concede prémios aos melhores lugares para conhecer e desfrutar do enoturismo, concedeu um prémio raro ao conglomerado ‘World Of Wine’ (WOW), localizado na histórica região de Vila Nova de Gaia. O WOW foi considerado um projeto único e diferenciador em dimensão, multidisciplinaridade, qualidade, inovação e com grande impacto para a região e para o setor do enoturismo. Na edição deste ano, o júri internacional decidiu destacar também, na área do Porto e Douro, a Quinta do Ventozelo. O anúncio foi feito durante a cerimónia de entrega de prémios em Mainz, na Alemanha.

O prémio ‘Special Achievement Award’ é concedido pela instituição ‘Great Wine Capital Network’, responsável pela premiação, apenas em ocasiões especiais para projetos considerados excecionais sem enquadramento nas categorias do concurso ‘Best Of Wine Tourism 2022’. É a segunda vez que o prémio é concedido na história da premiação: a primeira vez foi para a Cidade do Vinho, em Bordeaux, na França.

De acordo com o veredicto da instituição, o projeto é diferenciado em dimensão, qualidade, inovação, multidisciplinaridade e impacta fortemente o enoturismo da região. Segundo Leparmentier, a abordagem do conglomerado é “cuidadosa” e “revela a riqueza da tradição da produção de vinho e de outras indústrias significativas”.

“O World of Wine é uma genuína interseção de cultura e património que impressionou os membros do Comité Executivo das Great Wine Capitals e os levou a conceder um raro Prémio dos Global Best Of Wine Tourism”, afirmou a Diretora Executiva da ‘Great Wine Capitals Network’, Catherine Leparmentier.

“Ficamos maravilhados com a qualidade, inovação e impacto deste projeto e com a sua contribuição para a história e cultura local, passado, presente e futuro. Este prêmio só é concedido quando nos deparamos com uma candidatura excepcional, que não se enquadra nas sete categorias do concurso. O WOW foi unanimemente reconhecido como digno dessa honra”.

Sobre o ‘World of Wine’

Fundado em 2020, o WOW tem uma área de 55 mil metros quadrados e conta com sete museus e 12 bares, além de restaurantes, galeria de arte, escola de vinho e vistas diferenciadas de diversos pontos do Porto. Entre os museus está o ‘The Wine Experience’, que aborda todo processo de produção de vinhos até a chegada à mesa. Em antigas caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, o WOW presta homenagem à região, e ilumina as mais importantes indústrias e tradições portuguesas.  O conglomerado foi criado a partir das antigas cavernas de Vinho do Porto, que foram restauradas e inseridas num projeto rotulado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) pelo governo de Portugal. A criação do espaço nasceu do intuito de criar um local que celebrasse a cultura, a história e a gastronomia portuguesa, além das indústrias localizadas no Norte do país.

Sobre o ‘Best Of Wine Tourism’

Este concurso premeia empresas prestadoras de serviços de enoturismo pela excelência das suas instalações e serviços, em categorias como alojamento, restaurantes vínicos, arquitetura e paisagem, arte e cultura, experiências inovadoras de enoturismo, serviços de enoturismo, e práticas sustentáveis em enoturismo.

Sobre a ‘Great Wine Capitals Global Network’ 

A Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos, composta por cidades mundialmente reconhecidas pelos seus vinhos e regiões vinícolas, tem por objetivo promover o enoturismo destas áreas, encorajando o desenvolvimento económico, académico e cultural na sua comunidade, através de intercâmbios e projetos conjuntos. Cabe ao Município do Porto representar oficialmente o Porto e suas regiões neste contexto.

 

 

Reveja a notícia sobre a abertura do World of Wine: https://jornalsabores.com/100-milhoes-mundo-do-vinho-gaia/